Sábado, Dezembro 9, 2023
19.1 C
Lisboa
More

    Atleta José Sayovo entra para História

    Com uma de ouro e outra de bronze, Angola ocupou a 51ª posição do quadro geral de medalhas da 14ª edição dos Jogos Paralímpicos, cuja cerimónia de encerramento se realizou ontem no Estádio de Stratford, em Londres.
    As duas medalhas foram conquistadas pelo velocista José Sayovo, na distância dos 400 e 200 metros livres, na classe de T11 (deficiência visual total) na pista sintética do estádio de Stratford.
    Os angolanos estiveram representados apenas nas provas de velocidade (100, 200 e 400 metros), com as atletas Esperança Gicasso, Maria da Silva, Octávio dos Santos, 20 anos, e José Sayovo.
    No sector feminino, apesar da estreia nos Jogos Paralímpicos, Maria da Silva e Esperança Gicasso baixaram as marcas pessoais nas distâncias dos 100, 200 e 400 metros livres.Maria da Silva fixou o recorde africano na distância dos 200 metros, na classe de T11, com o tempo de 27 segundos e seis décimos, enquanto Esperança Gicasso conseguiu a mesma proeza nos 100 metros, com 12.98.
    Em masculinos, Octávio dos Santos, 31 anos, campeão africano dos Jogos Africanos disputados na cidade de Maputo (Moçambique), em 2011, conseguiu melhorar as marcas pessoais, mas falhou a presença na final dos 100 metros livres na classe de T11.
    José Sayovo, com 39 anos, é a principal referência da selecção. Venceu em duas ocasiões, no confronto directo, o brasileiro Lucas Prado na prova dos 200 e 400 metros.Na final dos 100 metros disputados no sábado à noite, na pista do estádio de Stratford, um erro na saída após o tiro da largada foi decisivo na última etapa da corrida.
    Na 13ª edição dos Jogos Paralímpicos, em 2008, Pequim, José Sayovo arrebatou três medalhas de prata nas distâncias dos 100, 200 e 400 metros, atrás de Lucas Prado.

    Em Pequim, a missão desportiva angolana ocupou o 54º lugar do quadro geral de medalhas, com três de pratas.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ameaças de Maduro à Guiana irritam Lula, mas Brasil tenta manter espaço de negociação

    As ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, à Guiana têm irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema