Domingo, Abril 14, 2024
18.1 C
Lisboa
More

    Atividade industrial na China expande pela primeira vez em seis meses

    A atividade industrial da China expandiu em março pela primeira vez desde setembro, mais um sinal de que a segunda maior economia do mundo está a estabilizar.

    O índice oficial de gerentes de compra do setor industrial (PMI) subiu para 50,8, de 49,1 em fevereiro, informou o Departamento Nacional de Estatísticas em comunicado no domingo. Isso superou a previsão mediana de 50,1 feita pelos economistas em uma pesquisa da Bloomberg e foi a melhor leitura desde março do ano passado. Uma leitura acima de 50 sugere uma expansão em relação ao mês anterior, enquanto um valor abaixo disso denota contração.

    As novas encomendas de exportação subiram para território positivo, quebrando uma queda de 11 meses, mas o emprego continuou a diminuir, embora a um ritmo mais lento, mostraram os dados do PMI.

    O indicador da atividade não-industrial subiu em relação ao mês anterior para 53, em comparação com uma estimativa de 51,5.

    Os números do PMI são os primeiros dados oficiais disponíveis todos os meses que fornecem uma imagem instantânea da saúde da economia chinesa. As leituras sugerem que a recuperação do crescimento do país manteve a tracção após um sólido início de ano. Podem dar aos decisores políticos mais tempo para avaliarem o impacto das medidas de estímulo anteriores antes de tomarem novas medidas de flexibilização.

    A expansão no PMI industrial foi em grande parte impulsionada pela componente de produção, que subiu para 52,2, de 49,8 em fevereiro, de acordo com o economista da Bloomberg Intelligence, David Qu . O indicador de novos pedidos aumentou ainda mais, de 49 para 53,0, fornecendo sinais claros de aceleração na atividade, escreveu Qu num relatório no domingo.

    A China estabeleceu uma meta de aumentar o produto interno bruto em cerca de 5% este ano, o que muitos economistas consideram difícil , dada a recessão prolongada no sector imobiliário e as persistentes pressões deflacionistas.

    Uma queda profunda no sector imobiliário do gigante asiático continua a ser um grande obstáculo ao crescimento, pondo à prova a saúde dos governos locais altamente endividados e dos balanços dos bancos estatais .

    As autoridades libertaram este ano mais liquidez de longo prazo para o sistema bancário para estimular os empréstimos, com responsáveis do banco central a sugerirem um potencial corte adicional na quantidade de dinheiro que os bancos têm de manter em reserva.

    Também aceleraram os gastos do governo central para apoiar o investimento em infra-estruturas e comprometeram-se a fornecer fundos para incentivar os consumidores e as empresas a substituir bens antigos, incluindo automóveis e eletrodomésticos.

    O presidente chinês, Xi Jinping, reconheceu os desafios que a economia doméstica enfrenta numa reunião de quarta-feira com um grupo de líderes empresariais dos EUA em Pequim, mas expressou confiança em superá-los.

    O Citi elevou na quinta-feira sua previsão de crescimento econômico para a China neste ano de 4,6% para 5,0%, citando “dados positivos recentes e implementação de políticas”.

    Muitos analistas temem que a China possa começar a flertar com a estagnação ao estilo do Japão no final desta década, a menos que os decisores políticos tomem medidas para reorientar a economia no sentido do consumo das famílias e da afectação de recursos no mercado, e longe da forte dependência de investimentos em infra-estruturas observada no passado.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Irão lança ataque com mais de 100 drones contra Israel em retaliação

    O Irã lançou um ataque com drones contra Israel em um ato de retaliação, neste sábado (13). “Compreendemos essas...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema