Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Ataques matam 4 soldados e deixam 13 feridos no Afeganistão

    (REUTERS/arquivo)
    (REUTERS/arquivo)

    Cabul – Quatro militares das forças da Otan no Afeganistão (Isaf) morreram e outras 13 pessoas ficaram feridas em dois ataques ocorridos no país asiático, informaram nesta terça-feira fontes oficiais.

    Três membros da Isaf morreram quando um suicida detonou as bombas que levava em seu veículo no centro da capital afegã no começo da manhã de hoje durante a passagem de um comboio da Isaf.

    Outras 13 pessoas ficaram feridas nesse atentado, segundo disse à Agência Efe o porta-voz do Ministério do Interior, Sediq Sediqi.

    Posteriormente, a Isaf confirmou em comunicado da morte de três de seus membros.

    Por sua vez, o porta-voz talibã Zabiualah Mujahid assumiu a responsabilidade da ação em comunicado.

    A Isaf não revelou a nacionalidade dos mortos, algo que corresponde a cada Estado da organização multilateral, da mesma forma que em outro ataque ocorrido ontem com um morto.

    Um membro das forças da Otan morreu pelos disparos de um homem que vestia um uniforme do exército afegão em um incidente ocorrido no oeste do país, informou a Isaf em comunicado.

    A Isaf assegurou que um integrante das tropas internacionais “faleceu após um indivíduo que vestia um uniforme do Exército Nacional Afegão disparar contra membros da Isaf no oeste do Afeganistão ontem”.

    A Otan e o exército afegão iniciaram uma investigação sobre o incidente, que “não é considerado representativo da relação positiva entra ambas forças”, ressaltou a nota.

    O Afeganistão atravessa um de seus períodos mais sangrentos depois que no ano passado as forças de segurança afegãs se tornaram responsáveis pela segurança após a retirada paulatina da Isaf, que culminará definitivamente no final de 2014.

    Além disso, o país asiático se encontra ainda em pleno processo eleitoral após as denúncias de fraude e se espera nos próximos dias que se anuncie o nome do novo presidente do país com vários meses de atraso.

    Apesar da retirada da Otan, os Estados Unidos anunciaram que manterão cerca de 9.800 soldados em território afegão até o final de 2016. (EFE)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema