Quinta-feira, Maio 30, 2024
18 C
Lisboa
More

    Ataque a bar LGBTQIA+ na Noruega tratado como “acto de terrorismo islâmico”

    O autor dos disparos perto de um bar LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega, que fez dois mortos e 21 feridos, é norueguês, de origem iraniana, tem 42 anos e era conhecido por ter um longo histórico de violência, com o ataque a estar agora a ser considerado como um “acto de terrorismo islâmico”.

    As autoridades norueguesas estão a tratar o ataque desta noite perto de um bar LGBTQIA+ em Oslo, na Noruega, como um ato terrorista, já que o autor, um homem de 42 anos de origem iraniana já era conhecido dos serviços de informações por ter “um longo historial de violência e ameaças”, sendo acompanhado desde 2015 devido a suspeitas de radicalização e pertença a uma rede islâmica que opera também na Noruega.

    O homem tinha mesmo sido ouvido pelas autoridades no mês passado, mas não terá então apresentado intenções violentas, com Roger Berg, diretor dos serviços de informação norueguês, a dizer que o homem tem também “problemas de saúde mental”.

    O tiroteio aconteceu de madrugada, em três sítios diferentes, junto ao London Pub, um bar voltado para o público homossexual localizado perto do centro de Oslo. As duas vítimas mortais têm entre cinquenta e sessenta anos e os restantes 21 feridos estão fora de perigo, segundo as autoridades.

    Este sábado, a cidade de Oslo ia acolher a marcha do orgulho LGBT, mas o cortejo foi cancelado por recomendação da polícia devido a este ataque. No entanto, as autoridades consideram que não há qualquer ameaça actualmente contra a comunidade homossexual, classificando este ataque como “extraordinário”.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A voz da África precisa de ser ouvida, afirmou o Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento

    O Presidente do Banco Africano de Desenvolvimento, Dr. Akinwumi Adesina, disse que o mundo está a mudar e que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema