Sábado, Abril 20, 2024
22.6 C
Lisboa
More

    Assaltantes da embaixada norte-coreana em Madrid entrou em contacto com o FBI, diz juiz

    O líder de 10 assaltantes que invadiram a embaixada da Coreia do Norte em Madrid, no mês passado, contatou o FBI dias depois, disse um juiz do alto tribunal da Espanha.

    De acordo com a BBC, Adrian Hong Chang, um cidadão mexicano que mora nos EUA, entrou em contato com a agência americana depois de fugir para aquele país via Lisboa”.

    Os agressores interrogaram um oficial da embaixada e tentaram persuadi-lo – sem sucesso – a desertar, acrescentou.

    “O grupo acorrentaram, bateram e interrogaram vários funcionários da embaixada”, denuncia o magistrado.

    De acordo com o decreto do juiz, levantando o sigilo sobre o incidente, Hong Chang “contatou o FBI em Nova York cinco dias após o assalto, para lhes dar a sua versão do que aconteceu e entregou material audiovisual”.

    Ainda não está claro por que ocorreu o ataque da embaixada ou por que o sr. Hong Chang contatou o FBI e não as autoridades na Espanha. Os outros membros do grupo também fugiram.

    A invasão ocorreu a 22 de fevereiro, dias antes de uma cúpula entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o líder norte-coreano Kim Jong-un, em Hanói, no Vietname.

    No edital citado pela mídia espanhola, o magistrado apontou dois outros supostos membros do grupo de arrombamento: o cidadão americano Sam Ryu e um sul-coreano, Woo Ran Lee.

    Suposto grupo dissidente

    O juiz disse que, enquanto mantinha reféns funcionários da embaixada por várias horas, o grupo roubou um telefone celular, computadores, discos rígidos e pen drives USB.

    O canal de televisão espanhol La Sexta divulgou um vídeo que mostra o grupo “dissidente” a esmagar retratos dos líderes comunistas da Coreia do Norte dentro da embaixada. A origem desse vídeo não foi claramente identificada.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Terminam audiências de julgamento por escândalo ‘Panama Papers’

    As audiências do julgamento por suposta lavagem de dinheiro contra os fundadores do extinto escritório de advocacia panamenho Mossack...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema