Sábado, Dezembro 9, 2023
15.8 C
Lisboa
More

    Artista Kiluanji está no México

    O fotógrafo angolano Kiluanji Kia Henda participa em simultâneo, desde Agosto, em duas exposições colectivas internacionais no México e em França.
    O projecto artístico “O Amanhã Já Esteve Aqui”, patente desde 26 de Agosto até 27 de Janeiro, no Museu Tamayo, na cidade do México, é uma das sete exposições de reabertura daquele espaço, que beneficiou de obras de restauro e de ampliação.
    A mostra pretende analisar “a viragem historiográfica da arte contemporânea” por intermédio de obras de artistas que “revisitam visões do passado e projectam ideias”.
    A exposição, referem os seus promotores, parte da abordagem do período histórico da Guerra-Fria na definição dos imaginários e centrada na exploração do espaço e das utopias arquitectónicas.
    A selecção de obras de artistas convidados em diálogo com as da colecção do museu, sublinham, contextualiza os eixos temáticos da exposição que apresenta diferentes interacções do moderno.
    Kiluanji Kia Henda apresenta o projecto “Icarus 13” (2007), “uma subtil, bem-humorada e subversiva crítica” realizada pela documentação da expedição de “Icarus 13”, a primeira nave espacial africana a chegar ao Sol.   “Icarus 13”, que esteve exposto em vários eventos de nove cidades, como a 29ª Bienal de São Paulo, teve como ponto de partida a 3ª Trienal de Guangzhou, China, realizada em 2008.
    A exposição junta obras de Julieta Aranda, Carol Bove, Fernando Bryce, Gerard Byrne, Johan Grimonprez, Kiluanji Kia Henda, Julius Koller, David Maljkovic, Dorit Margreiter, Rita McBride, Steve McQueen, Matthias Müller, do Grupo Otolith, Pedro Reyes, Jane, Louise Wilson, Kenneth Armitage, Boto Martha, de Sérgio Camargo, Gottlieb Adolph, Hepworth Barbara, Julio Le Parc, Matta, Henry Moore, Ben Nicholson, Pasmore Victor, Pomodoro Giò, Reiback Earl, Jesús Soto, Simon Starling, e Victor Vasarely. O artista angolano participa também, até 9 de Dezembro, na terceira edição da Bienal de Arte Contemporânea de Rennes, França, que tem o título “Les Prairies”, e foi concebida este ano com base no tema “o pioneiro: figura de conquista, herói de uma história da modernidade”.

    O pioneiro, afirmou Kiluanji, é uma figura ambivalente, com aspectos contraditórios, positivos e negativos. “No sentido usual do termo, ‘pioneiro’ designa um descobridor ou inventor, o que se move, que atravessa as fronteiras de um campo de conhecimento ou de pesquisa”, referiu e sublinhou:  “Por isso, interessa centrar o olhar na História alargada da modernidade, do pioneiro americano ao migrante pós-colonial”.
    “Les Prairies” tem a participação de 50 artistas de vários países. Kiluanji apresenta nesta bienal a série de retratos “Redefinig The Power III” (with Miguel Prince), em 2011, e “Balumuka-Ambush”, em 2010, que fazem parte do projecto “Homem Novo”.
    “Homem Novo”, apresentado pela primeira vez na secção “Art Statement”s, na Basel Art Fair, Suíça, “é uma leitura das mudanças de poder e a sua relação com os espaços públicos”.
    Kiluanji Kia Henda convidou performers angolanos a pousar em pedestais existentes em lugares públicos de Luanda, de onde, em 1975, foram retirados os monumentos portugueses do período colonial. Desde o ano da independência de Angola que alguns destes pedestais permanecem vazios e quase invisíveis.
    A redefinição do poder, salientou, surge como representação dos falsos heróis, mas serve-se simultaneamente do conceito de escultura viva, construindo um imaginário perpetuador como símbolo e materialização efémera de um sonho.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Ameaças de Maduro à Guiana irritam Lula, mas Brasil tenta manter espaço de negociação

    As ameaças do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, à Guiana têm irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema