Quarta-feira, Maio 29, 2024
26.4 C
Lisboa
More

    Após 26 anos foragido, capturado um dos principais financiadores do massacre de 1994 no Ruanda

    A polícia francesa prendeu um homem acusado de financiar milícias que massacraram centenas de milhares de pessoas em Ruanda em 1994.

    O Ministério da Justiça francês disse que a polícia prendeu Felicien Kabuga perto de Paris que se encontrava fugido há 26 anos . Kabuga de 84 anos de idade era o homem mais procurado do Ruanda e um dos últimos principais suspeitos no massacre de cerca de 800 mil tutsis e hutus moderados por extremistas hutus em 1994.

    Kabuga, que era um dos homens mais ricos de Ruanda, foi indiciado em 1997 por uma acusação de genocídio e seis outras acusações criminais, pelo tribunal internacional estabelecido pelas Nações Unidas.

    Os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares por informação que levasse à captura de Kabuga que supostamente financiou a compra de grandes quantidades de machetes e ferramentas agrícolas usadas como armas durante o genocídio, informou um site de notícias da ONU.

    Serge Brammertz, principal procurador da ONU para o genocídio no Ruanda

    do Mecanismo para os Tribunais Internacionais (MPTI), a detenção “vem lembrar” que “todos os suspeitos de genocídio podem ser responsabilizados, mesmo 26 anos depois dos seus crimes”.

    Kabuga, que vivia com identidade falsa a norte da capital francesa, comparecerá em tribunal em Paris antes de ser levado perante o tribunal internacional de Haia. As autoridades judiciais internacionais continuam a tentar encontrar dois outros suspeitos de genocídio ruandês Augustin Bizimana e Protais Mpiranya

    Publicidade

    spot_img
    FonteVoA

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Polícia faz novas buscas no caso de influência russa no Parlamento Europeu

    O procurador-geral da Bélgica afirma que um funcionário do Parlamento Europeu desempenhou um "papel significativo" numa presumível operação de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema