A construção do novo hospital de Mbanza Congo, no bairro 11 de Novembro, pode começar em breve, anunciou, ontem o chefe da repartição local da Saúde.
Nsakala Iberto disse que o empreendimento vai proporcionar às populações uma assistência médica de qualidade e melhorar as condições de trabalho dos profissionais. O chefe de repartição municipal da Saúde de Mbanza Congo referiu que 50 por cento do valor global da construção já foi entregue à empreiteira e que o governo decidiu que as instalações onde funciona o hospital municipal vão ser reabilitadas, ampliadas e transformadas num centro materno-infantil para proporcionar melhores condições de atendimento às crianças e grávidas. No quadro do aumento de infra-estruturas sanitárias, revelou, governo provincial tem projectado a construção, ainda este ano, de uma pediatria no espaço adjacente ao actual hospital municipal.
As doenças mais frequentes, nos últimos tempos, são, disse, a malária, as anemias e as respiratórias, estas últimas resultantes da mudança do clima e de outros factores.
Fonte: Jornal de Angola