Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Angola vai abrir embaixada em Díli

    Angola vai abrir em breve uma embaixada em Díli, anunciou hoje a encarregada de negócios de Timor-Leste em Luanda, Elda Ferreira.

    Em entrevista à Angop, a diplomata timorense salientou que a abertura da embaixada angolana poderá acontecer imediatamente a seguir às eleições legislativas previstas para junho.

    “Posso garantir que depois das eleições legislativas de junho, Angola terá uma embaixada residente, porque este país tem uma história própria nas relações de Timor-Leste com o resto do mundo”, disse a diplomata, citada pela Angop.

    A diplomata destacou o facto de Angola ter sido o primeiro país a reconhecer a declaração unilateral de independência de Timor-Leste, em dezembro de 1975.

    Na sequência da ocupação indonésia do território, Angola aceitou a abertura de uma representação diplomática de Timor-Leste, elevando à categoria de embaixada a representação da Frente de Libertação de Timor-Leste (Fretilin), tendo como embaixador Roque Rodrigues, de 1975 a 1999, que viria a ser ministro da Defesa em 2002.

    Entretanto, a embaixada timorense teve de ser encerrada “temporariamente” devido a “alguns problemas financeiros” levando a “esfriar um pouco” o grau das relações entre os dois países, considerou.

    Apesar desta situação, explicou a diplomata, Angola e Timor-Leste cooperam atualmente nos setores da Defesa, Segurança e Comunicação Social.

    “O que aconteceu é que naquele período (1975-1999) a embaixada funcionou graças ao apoio do Estado angolano que financiou as atividades (da missão diplomática), principalmente com o empenho pessoal do falecido ministro (angolano) das Relações Exteriores, Paulo Teixeira Jorge”, disse Elda Ferreira.

    De momento, com recursos financeiros totalmente timorenses, a missão diplomática está a reabilitar o edifício no bairro Miramar, em Luanda, onde funcionará a embaixada do país asiático, o mais novo membro da CPLP.

    O embaixador de Angola em Singapura, Fidelino Loy de Jesus Figueiredo, está também acreditado em Díli.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema