
Angola estreou-se, ontem, com uma vitória no torneio de basquetebol seniores femininos dos Jogos Africanos, que se disputam em Maputo.
O combinado angolano derrotou, no Pavilhão do Desportivo, o Senegal, por 56-52, ao Grupo “B”.
As comandadas de Aníbal Moreira entraram em campo nervosas, praticando um basquetebol incaracterístico.
O “cinco” nacional apresentou-se preso de movimentos, permitindo que a equipa adversária jogasse a seu bel-prazer.
Angola foi pouco eficaz nos lançamentos de dois e três pontos. As “torres” angolanas não conseguiam lançar debaixo da cesta, pecando na recuperação e nos ressaltos. O Senegal terminou o primeiro período a vencer por 16-09. No segundo período, face às constantes alterações no esquema táctico, a equipa nacional equilibrou o jogo (11-11).
Depois da igualdade, a Selecção Nacional ganhou confiança, protagonizando uma partida soberba, bloqueando as principais jogadoras senegalesas, Traore Amady e Diof Mamadou.
Angola ganhou o terceiro período por difíceis, 13-12. No último quarto, a Selecção Nacional acreditou ser possível superar as campeãs africanas e, com uma claque improvisada pelo vice-ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, as jogadoras sentiram-se motivadas.
A base Catarina Camufal, a poste Nassicela Maurício e a extremo poste Sónia Guadalupe foram determinantes no triunfo do conjunto angolano.
A Selecção Nacional, que chegou a Maputo na quarta-feira à noite, não teve tempo de realizar o treino de reconhecimento e de adaptação ao piso de taco de madeira do palco da competição.
Amanhã, o combinado nacional enfrenta o Mali, em partida pontuável para a segunda jornada. As angolanas estão motivadas, depois da vitória de ontem. Diante das malianas, a Selecção Nacional vai procurar somar mais três pontos.
Ontem, no primeiro desafio do Grupo “B”, a Costa do Marfim derrotou o Mali, por 68-48. No grupo “A”, contra todas as expectativas, a Argélia impôs-se frente à Nigéria, por 48-40.
António de Brito | Maputo
Fonte: Jornal de Angola