Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    Angola quer reforço da cooperação judiciária com Brasil

    O presidente do Tribunal Supremo de Angola, Joel Leonardo, sublinhou esta segunda-feira, em Brasília, que o país pretende o reforçar a cooperação judiciária com o Brasil.

    A intenção foi manifestada durante um encontro com a presidente do Conselho de Justiça Federal do Brasil, Maria Moura, realizado à margem dos trabalhos do 11° Fórum dos Presidentes dos Supremos Tribunais de Justiça dos Países e Territórios de Língua Portuguesa, refere uma nota do supremo tribunal de Angola.

    Igualmente na segunda-feira, primeiro dia do fórum, Joel Leonardo, também presidente do Conselho Superior da Magistratura, interveio nos trabalhos, cingindo a sua apresentação, entre outras, em questões ligadas a digitalização dos tribunais.

    Durante o encontro, Joel Leonardo, igualmente presidente do Conselho Superior da Magistratura, apresentou uma proposta de protocolo de cooperação, que visa definir e implementar instrumentos técnicos de aperfeiçoamento institucional, funcional e de gestão processual.

    O documento apresenta, em linhas gerais, a intenção de cooperar nas áreas da assistência técnica nos domínios do desenvolvimento institucional e organizacional, técnicas de gestão processual, participação de magistrados angolanos e brasileiros em eventos similares de interesse comum, bem como o intercâmbio de informação jurídico-judiciária e bibliográfica por meios electrónicos.

    Por sua vez, Maria Moura mostrou-se receptiva ao alargamento da cooperação com Angola, tendo prometido, para breve, um pronunciamento, após a análise da proposta angolana.

    O histórico da cooperação judiciária entre os dois países indica que vigora, desde Agosto de 2014, um protocolo de cooperação entre o Tribunal Supremo e o Supremo Tribunal Federal da República Federativa do Brasil. VC

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Quem é quem no conflito na RDC

    As exuberantes florestas nas zonas fronteiriças do leste da República Democrática do Congo (RDC) têm servido como base operacional...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema