Sexta-feira, Dezembro 1, 2023
10.8 C
Lisboa
More

    Angola participa no Conselho dos Direitos Humanos da ONU

    Angola participa, desde esta segunda-feira (27), no segmento de alto nível, no quadro da 52° sessão do Conselho dos Direitos Humanos (CDH) da Organização das Nações Unidas (ONU), que decorre de forma presencial e virtual, em Genebra, Suíça.

    No encontro, que decorre até quinta-feira (2), a delegação angolana é encabeçada pelo ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, Marcy Lopes, que deverá discursar no evento na próxima terça-feira.

    A par do ministro Marcy Lopes, integra a comitiva angolana, entre outras entidades, o Representante Permanente de Angola junto da ONU, em Genebra, Margarida Izata.

    Em nota, os Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Missão Permanente de Angola junto da ONU, em Genebra, refere que a sessão de abertura, decorreu na manhã de hoje, e contou com a participação do Presidente da Assembleia Geral, Václav Bálek, e o Secretário-Geral da ONU, António Guterres.

    O documento, a que a ANGOP teve acesso, destaca igualmente a presença do Alto Comissário para os Direitos Humanos, Volker Turk, e o Chefe do Departamento Federal dos Negócios Estrangeiros da Confederação Suíça, Ignazio Cassis, na qualidade de representante do país anfitrião.

    A 52° sessão do CDH é a primeira do ano, e mais de 121 dignitários participam do evento, entre os quais, o Chefe de Estado da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi.

    O segmento de alto nível é constituído pelo debate geral à volta da actualidade nacional e internacional sobre a promoção e a protecção dos direitos humanos, o multilateralismo e a cooperação internacional neste domínio.

    A agenda do segmento inclui a discussão anual relacionada com a integração dos direitos humanos, consagrada ao tema “Uma reflexão sobre cinco anos da juventude da ONU 2030: Mapeamento, um plano para os próximos passos”.

    Completam a agenda o painel bienal sobre a pena de morte, a reunião sobre o direito ao desenvolvimento e o painel sobre o fundo voluntário para a Revisão Periódica Universal (UPR).

    Ao nível do segmento geral, o CDH prevê analisar 85 relatórios sobre diferentes questões temáticas no âmbito dos direitos civis, políticos, económicos, sociais, culturais, bem como situações de direitos humanos. AL

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    São Tomé e Príncipe organiza quinto recenseamento até 2025

    Para este quinto recenseamento, foram introduzidas algumas inovações sobretudo na vertente na actualização de dados censitários. Cerca de 600...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema