Angola participa em Yamoussoukro na reunião da Comissão Africana dos Direitos do Homem e dos Povos (CADHP) que se realiza desde o dia nove de Outubro.
A delegação angolana é liderada pelo embaixador da República de Angola na Etiópia e representante permanente junto da União Africana, Arcanjo do Nascimento.
Na capital política da República da Côte d’Ivoire decorrem os trabalhos da 52ª sessão ordinária da CADHP que incluem as comemorações dos 25 anos da criação desde órgão da União Africana vocacionado para a protecção dos direitos humanos em África.
Durante a cerimónia de abertura, a presidente da CADHP, comissária Catherine Dupe Atoki, referiu que a criação deste órgão da União Africana surgiu como resposta à necessidade identificada pelos líderes fundadores da Organização de Unidade Africana de se proteger a dignidade do homem e respeitar os seus direitos.
Salientou que este órgão enfrentou dificuldades para afirmar-se como plataforma de referência na protecção dos direitos humanos em África, mas hoje existe um quadro mais claro de cooperação quer com os governos dos 54 estados que compõem a União Africana quer com as organizações da sociedade civil que se dedicam à causa dos direitos humanos em África.
No dia 22 de Outubro de 2012, a CADHP aprovará o relatório e o comunicado final desta 52ª sessão ordinária.
FONTE: Angop