Segunda-feira, Março 4, 2024
14.2 C
Lisboa
More

    Angola na Assembleia de alto nível da ONU sobre portadores de deficiência

    Ministro João Baptista Kussumua participa na reunião de alto nível da ONU sobre as pessoas portadoras deficiência e desenvolvimento (Foto: Pedro Parente)
    Ministro João Baptista Kussumua participa na reunião de alto nível da ONU sobre as pessoas portadoras deficiência e desenvolvimento (Foto: Pedro Parente)

    Nova Iorque, – As Nações Unidas manifestaram-se hoje, segunda-feira, em Nova Iorque, preocupadas com a sorte de milhões de pessoas portadoras de deficiência, relativamente à sua inserção nos programas de desenvolvimento.

    O alerta foi lançado pelo presidente da 68ª sessão da Assembleia-geral das Nações Unidas, William John Ashe, na abertura oficial de uma reunião de alto nível sobre as pessoas portadoras de deficiência e desenvolvimento.

    Angola participa no encontro com uma delegação encabeçada pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.

    O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que juntos podemos ultrapassar todos os obstáculos e abrir portas para um futuro harmonioso e de desenvolvimento, que inclui as pessoas com deficiências até 2015.

    As deficiências fazem parte da condição humana e é preocupante o facto de 80 % das pessoas incapacitadas estarem em plena vida activa e viverem em países em desenvolvimento, recordou.

    Ban Ki-moon manifestou – se  particularmente preocupado com o drama das mulheres e jovens, as mais atingidas por uma dupla discriminação tendo, por isso, reclamado por  programas de desenvolvimento que tenham em conta esta realidade e a necessidade de um tratamento diferenciado.

    ‘’Temos que acabar com todo o tipo de obstáculos que dificultam o estabelecimento da igualdade plena entre homens e mulheres, que impedem a erradicação da pobreza e da discriminação’’, disse.

    Durante a reunião foram ouvidos testemunhos de pessoas portadoras de deficiências, entre elas, o músico norte-americano, Stevie Wonder.

    Esta reunião de alto nível tem como propósito despertar a comunidade internacional sobre os problemas desta franja da sociedade, no âmbito da Convenção do Direito das Pessoas Portadoras de Deficiência e da realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

    De referir que o período de debates da 68ª sessão da Assembleia-geral da Nações Unidas inicia formalmente terça-feira e termina a 4 de Outubro, sob o tema geral “Agenda de Desenvolvimento pós 2015: Definição do Percurso”.

    A delegação angolana ao evento é chefiada pelo Vice-presidente da República, Manuel Domingos Vicente, em representação do Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.

    Ainda hoje, a delegação angolana participa, como Estado membro, numa reunião do Conselho de Paz e Segurança da União Africana sobre os conflitos no continente.   (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TAAG promove Angola e destinos africanos na bolsa do turismo de Lisboa

    A TAAG-Linhas Aéreas de Angola participou de 28 de Fevereiro a três de corrente mês, na 4ª edição da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema