Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.4 C
Lisboa
More

    Angola mantém silêncio sobre desaparecimento de 32 mil milhões de dólares

    Mantém-se o silêncio do executivo angolano sobre a denúncia da Human Rights Watch acerca do destino dado a 32 mil milhões de dólares de fundos públicos, através da companhia petrolífera Sonangol.

    Não houve nenhum pronunciamento oficial até ao momento.

    Carlos Alberto, titular das Finanças diz-se desconhecedor do relatório do FMI – Fundo Monetário Internacional, citado pela HRW na denúncioa do assunto. O ministro falava à  margem da cerimónia de cumprimentos de fim de ano, citado pelo Novo Jornal.

    Mas Carlos Alberto é igualmente citado no relatório do FMI, como tendo exteriorizado preocupações relativamente ao poder de intervenção da petrolífera Sonangol, cuja influência chegou (até recentemente) aos poderes de contratação e liquidação de dívidas do Estado.

    Dos partidos com representação parlamentar não há sinais de que alguma iniciativa no sentido de interpelar o Executivo venha a ter lugar nos próximos tempos. Talvez o contexto em que a denúncia foi feita, durante as festas de Natal, tenha apanhado em contramão os políticos no país.

    A título de exemplo, uma fonte afecta ao Grupo Parlamentar da UNITA que pediu para não ser identificada, remeteu as responsabilidades de qualquer iniciativa, à direcção do partido.

    Do PRS – Partido de Renovação Social, Sapalo António que é o presidente do grupo parlamentar, remeteu o assunto para esta quinta-feira.

    O silêncio é uma estratégia que o executivo pode ter identificado como via de dar resposta as inúmeras denúncias de corrupção, disse Fernando Macedo, Académico e Activista dos direitos Humanos.

     

    Fonte: VOA

    Foto: Reuters

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema