Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Angola garante apoio aos projectos da ONU

    A embaixadora africana do Programa das Nações Unidas para o combate ao HIV-Sida (ONU/SIDA) solicitou ontem ao Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, apoio para a execução do programa trienal (2012-2015) de combate à pandemia.
    Nacissela Maurício afirmou, aos jornalistas, no final do encontro, na Cidade Alta, ter apresentado ao Vice-Presidente da República o plano de acção que pretende realizar para minimizar os efeitos da doença que continua a ceifar a vida a muitos angolanos.
    A basquetebolista internacional referiu que Fernando da Piedade Dias dos Santos se mostrou “bastante receptivo” aos planos da ONU/SIDA e que a informou que aguarda, a todo o instante, por um programa daquela organização para, por intermédio do Executivo, avaliar as modalidades de apoio.
    “Vim agradecer o empenho do Executivo no combate ao HIV-Sida e aproveitei para solicitar apoio com vista a reduzir os efeitos da doença no país”, afirmou a capitã da selecção nacional sénior de basquetebol. Nacissela Maurício prometeu que, ao longo do seu mandato, vai procurar sensibilizar os jovens, sobretudo mulheres, sobre a importância dos cuidados a ter em relação ao HIV.
    A atleta lamentou que Angola ainda tenha um número elevado de pessoas infectadas, a maioria mulheres e crianças. “Pretendo trabalhar no sentido de impedir que mais crianças e mulheres sejam infectadas”, disse e revelou que pretende colaborar com associações provinciais de basquetebol na dinamização de campanhas contra a doença. Nacissela Maurício, que, em 20 de Fevereiro, se tornou na primeira embaixadora africana do ONUSIDA, assinou naquele dia o certificado que a vincula à instituição, na campanha “Cartão vermelho”.

    Atenção do Executivo

    O Executivo instituiu a Comissão Nacional de Luta contra o HIV/SIDA e grandes endemias, cujas reuniões são roeintadas peloVice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos. Esta comissão discute e aprova planos de acçãoe relatórios anuais de luta contra o HIV/SIDA e as grandes endemias.

    Composição

    Participam nas reuniões membros do Executivo, directores e assessores da Vice-Presidência da República e do Ministério da Saúde. A última reunião foi em Março do ano curso. Em Agosto do ano passado, a Comissão avaliou a proposta nacional de luta contra o HIV/SIDA e perspectivou as acções futuras. Apreciou a situação seroepidemiológica do HIV/SIDA no país e as respostas que se impunham, bem como o IV plano estratégico nacional 2011-2014, tendo recomendado a sua adopção pelo Executivo. A parceria com as Nações Unidas tem reforçados as acções do Executivo de combate ao VIH-Sida, sobretudo nas províncias fronteiriças.

    FONTE: JA

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema