Luanda – A selecção nacional de basquetebol sénior masculina vai estagiar na Espanha e no Brasil, antes do torneio pré-olímpico (qualificativo aos Jogos Olímpicos), a ter lugar em Caracas (Venezuela) de 2 a 8 de Julho.
De acordo com o técnico José Carlos Guimarães, que falava à Angop, os vice-campeões continentais deverão, de acordo com o programa, começar os trabalhos de campo dia 28 na Espanha, onde vão defrontar as selecções das Astúrias e Países Bascos.
Tendo em conta as dificuldades administrativas, a preparação poderá começar em Luanda no pavilhão da Cidadela. “Não temos previsto nenhum treino de campo em Angola, mas se não conseguirmos viajar a tempo vamos iniciar os trabalhos aqui (Luanda) no dia 28”, frisou.
Depois da Europa, o “cinco” nacional viaja para o Brasil onde vai ficar de 18 a 26 de Junho. No país do “samba” está confirmado jogo com uma equipa profissional local. Seguem para o local da competição (Venezuela) para disputar um torneio, de 27 a 29, com as selecções anfitriã, Jordânia e República Dominicana.
Terça-feira, em Luanda, os basquetebolistas começam os exames médicos e quinta-feira beneficiam de banhos e massagens para recuperação. Hoje concentraram-se na sede da Federação Angolana da modalidade (FAB) para acertar os contratos e prémios em atraso.
Dos 17 pré-convocados apenas nove se apresentaram. Armando Costa, Kikas Gomes, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Luís Costa, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim e Yanick Moreira foram os ausentes.
Fonte: Angop