Segunda-feira, Julho 22, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Angola em Marrocos com “regressos” que garantem sucesso

    A selecção nacional sénior feminina de andebol entra para o vigésimo Campeonato Africano das Nações, em Rabat (Marrocos), com dois reforços “de peso” que podem garantir sucesso e o tão almejado 11º título continental e acesso aos Jogos Olímpicos de Londres.

    Trata-se das jogadoras Marcelina Kiala (Petro de Luanda) e Nair Almeida (1º de Agosto), que não disputaram o último Africano (2010), disputado nas cidades egípcias do Cairo e Suez sob orientação do técnico português Paulo Pereira.

    Nair Almeida esteve ausente por estar a cumprir um período de gestação, enquanto Marcelina Kiala havia anunciado a sua retirada da selecção nacional em 2008, depois do 9º título, conquistado em Angola.

    Depois de representar durante quase oito anos o Petro de Luanda, Nair Almeida transferiu-se em 2010 para o “arqui-rival” 1º de Agosto, onde, por sinal, foi das melhores unidades no plantel e ajudou a conquistar o título inédito de campeã nacional.

    Marcelina, depois de mais de dois anos inactiva, teve um regresso memorável ao serviço do Petro de Luanda: conquistou a taça dos clubes vencedores das taças e a taça dos clubes campeões.

    Ambas são as grandes impulsionadoras do “sete” nacional e muito recentemente mostraram “garra”, sagacidade e também experiência no campeonato do Mundo no Brasil, onde Angola ocupou a oitava posição, batendo-se de igual para igual com selecções muito cotadas e fortes.

    Durante o Mundial lusófono, as duas “joias da coroa” lesionaram-se e nos últimos desafios jogaram com pouca intensidade dadas as suas limitações físicas.

    São velhas conhecidas do seleccionador nacional, Vilvaldo Eduardo, quer nas selecções jovens, quer no Petro de Luanda.

    Do lote de atletas para Marrocos2012, apenas Rossana Kitongo e Matilde André não conhecem o sabor de um título continental a nível de seniores; as demais são ”veteranas” e já coleccionam alguns troféus de campeã africana.

    Angola inicia a busca do 11º título inserida no grupo A ao lado das selecções do Egipto, Camarões e Cote d’Ivoire.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema