Sábado, Maio 18, 2024
19 C
Lisboa
More

    Angola e União Europeia juntos em acções sociais

    O Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu ontem o representante da União Europeia em Angola, Javier Puyol, com quem discutiu as políticas do Executivo para o sector social.
    Javier Puyol anunciou aos jornalistas, no final do encontro com o Vice-Presidente da República, na Cidade Alta, que os projectos da União Europeia para os próximos tempos vão cingir-se à execução de projectos nos sectores da saúde, educação, água, justiça, e devem envolver 300 milhões de dólares.
    O representante da União Europeia considera que Angola tem muitos recursos naturais, mas precisa de apoio para geri-los. “Não é tanto de dinheiro que Angola precisa, mas sim de melhorar a gestão com vista à reformulação da sua economia”, afirmou.
    Puyol informou o Vice-Presidente sobre o interesse da União Europeia em desenvolver o diálogo político com Angola nos sectores de interesse comum, ao mesmo tempo que ouviu de Fernando da Piedade Dias dos Santos explicações detalhadas sobre os esforços do Executivo para melhorar as condições de vida das populações.
    O diplomata da União Europeia valorizou o “papel activo” de Angola na presidência da CPLP e SADC, e na resolução de conflitos em muitos países africanos, como a Guiné-Bissau. Sublinhou que os projectos da União Europeia em Angola para os próximos tempos vão cingir-se, sobretudo, aos sectores da saúde, educação, água e justiça.

    Sahara Ocidental

    Numa outra audiência, o Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu o ministro dos Negócios Estrangeiros do Sahara Ocidental, Mohamed Salem Oldsalek, que transmitiu uma mensagem do Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Mohamed Abdelaziz, para o Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos.
    Mohamed Salem Oldsalek disse aos jornalistas, no final do encontro, que o Chefe de Estado do seu país felicita o Presidente José Eduardo dos Santos pelos esforços que desenvolve em prol da pacificação do continente africano e no apoio ao reforço da União Africana.
    “Angola é líder em África e desempenha um papel sério e credível para a pacificação do continente e o reforço da União Africana”, disse Mohamed Salem Oldsalek, salientando que outro motivo da felicitação se prende com o grande exemplo do Presidente José Eduardo dos Santos na liderança da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O chefe da diplomacia saharaui transmitiu também a consideração que as autoridades do seu país têm pelo trabalho que o Executivo realiza a nível interno, sobretudo referente ao processo de reconstrução das infra-estruturas destruídas pela guerra.
    Mohamed Salem Oldsalek mencionou que o processo de paz no seu país está bloqueado, porque “algumas potências que têm tendência de intervir nos assuntos africanos estão a travar o processo, tal como o fizeram com a Namíbia e África do Sul”.
    O ministro saharaui dos Negócios Estrangeiros disse que, apesar da agressão de que o seu país é alvo desde 1975 por parte das autoridades marroquinas, vai conseguir alcançar a paz e a independência, tal como fizeram os angolanos contra o colonialismo. O Presidente da República Árabe Saharaui Democrática (RASD), Mohamed Abdelaziz, efectuou em Julho de 2010, uma visita oficial de dois dias a Angola, a convite do Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos.O Sahara Ocidental é um território na África Setentrional, limitado a norte por Marrocos, a leste pela Argélia, a leste e sul pela Mauritânia e a oeste pelo Oceano Atlântico, por onde faz fronteira com a região autónoma espanhola das Canárias.
    Com o apoio de Angola, a República Árabe Saharaui foi admitida em 1982 na Organização de Unidade Africana (OUA) hoje União Africana.

    Visita ao Vietname

    O Vice-Presidente da República deve efectuar no decurso deste mês uma visita oficial à República Socialista do Vietname, informou ontem, em Luanda, o embaixador daquele país asiático em Angola, Pham Tien Nhien.
    “Discuti com o Vice-Presidente da República vários aspectos relacionados com a visita que deve efectuar ao Vietname, ainda no decurso deste mês”, disse o diplomata vietnamita aos jornalistas, no final de uma audiência que lhe foi concedida pelo Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, na Cidade Alta.
    O diplomata vietnamita atribui grande importância à visita do Vice-Presidente da República de Angola ao seu país, salientando que vai ser feito o balanço da cooperação bilateral.
    “É uma visita importante para as relações de amizade e cooperação entre os dois países”, afirmou o embaixador do Vietname em Angola, para quem há muito tempo o Vietname não recebe visitas de alto nível da parte angolana.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema