Terça-feira, Março 5, 2024
11.3 C
Lisboa
More

    Angola é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil em África

    Angola é o terceiro maior parceiro comercial do Brasil no continente africano e o maior exportador de África de petróleo para este país, depois da Nigéria e a Argélia, afirmou o embaixador angolano, Nelson Cosme.

    Em declarações domingo à imprensa angolana, o embaixador angolano no Brasil, Nelson Cosme, disse que relativamente às relações comerciais e económicas, Angola está situada entre os países onde o Brasil tem o seu maior volume de investimento no continente, que chega a atingir quatro biliões de dólares norte-americanos.

    “Estes indicadores mostram não só o número de empresários que se deslocam de Angola para o Brasil, mas também espelha que esta dinâmica é sustentada por trocas comerciais constantes”, disse.

    Referiu, a título de exemplo, que, em 2011, deslocaram-se a Angola mais de 550 empresários brasileiros, representando 250 empresas que participam em actividades comerciais de alto nível. Estes empresários participaram em feiras internacionais, em rodas de negócios e seminários entre os dois países.

    De acordo com o embaixador, Angola possui também no mercado brasileiro algumas empresas que têm desenvolvido as suas acções, como a Sonangol que actua com a sua subsidiária na exploração e produção em 14 blocos.

    “Temos também a companhia de bandeira TAAG, com sete frequências por semana, entre Luanda/ Rio de Janeiro e São Paulo, o que totaliza o número de seis mil passageiros/ mês, que se deslocam para o Brasil, por razões de estudo, saúde, comércio e turismo.

    Segundo disse, no âmbito das relações com o Brasil, tem havido várias linhas de crédito e neste momento está a ser vista a quinta linha que pode ser superior a quarta que foi de um bilião de dólares norte-americanos.

    Salientou que esta nova linha vai priorizar o programa do Executivo no domínio das infra-estruturas, energia e indústria, uma vez que Angola se encontra no processo de industrialização.

    “As relações entre Angola e o Brasil se fundem em laços de consanguinidade e assentam na base de um acordo geral de cooperação económica, tecnocientífico e cultural que é o instrumento jurídico-legal que dá corpo a estes acordos que datam de 1980”, esclareceu.

    Enfatizou que o acordo geral constitui o pilar da parceria estratégica que vai permitir promover iniciativas conjuntas, como programas e projectos de interesse comum nos vários domínios das actividades.

    A actividade política diplomática corresponde ao respeito a uma tradição entre Angola e o Brasil, o que quer dizer que entre ambos os países tem havido consultas regulares ao mais alto nível, impulsionadas pela última visita da presidente Dilma em Outubro do ano transacto a Angola, e também a nível ministerial.

    “Prova deste nível de cooperação, são as diferentes delegações do Brasil e de Angola que nos últimos meses do ano trannsacto se desdobraram em contactaos , nomeadamente a visita do ministro brasileiro do Comércio, com uma importante delegação de empresários que foram para o nosso país discutir projectos e programas prioritários”, frisou.

    O embaixador sublinhou que os programas prioritários incidiram nas áreas da estatística financeira, da negociação de linhas de crédito, indústria e comércio.

    Nelson Cosme acrescentou que no ano transacto, o ministro angolano das Relações Exteriores, George Chicoti, foi ao Brasil finalizar o ajuste complementar desta parceria estratégica e definiu-se também os pilares fundamentais desta cooperação, dando ênfase às questões de natureza migratória, transferência de tecnologia, nas questões de valor acrescentado, a nível dos ministérios do Planeamento, Interior, Promoção da Mulher e Defesa.

    Do ponto de vista económico, fruto deste nível de cooperação, segundo os indicadores, entre 2002 e 2008 o comércio entre Angola e o Brasil cresceu mais de 20 vezes, tendo atingido, em 2010, o valor de 1 bilião e 400 milhões de dólares norte-americanos.

    Fonte: ANGOP

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Emirados Árabes Unidos convocarão uma reunião sobre financiamento climático em preparação para a COP29

    Os Emirados Árabes Unidos reunirão representantes dos países e líderes de instituições financeiras globais numa reunião especial em junho,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema