Quarta-feira, Setembro 18, 2024
23.2 C
Lisboa
More

    Angola é modelo na África Austral

    Angola foi escolhida como referência em matéria de diagnóstico de VIH-Sida na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), afirmou ontem, em Luanda, o médico do Hospital Militar Principal, brigadeiro Belmiro Rosa.
    Falando em conferência de imprensa, nas instalações da principal unidade hospitalar das Forças Armadas Angolanas (FAA), a propósito da realização, em Setembro, do segundo seminário da SADC sobre VIH-Sida, Belmiro Rosa lembrou que em Angola já se efectuam testes para diagnosticar o vírus da sida em menos de 30 minutos.
    O oficial superior das FAA, que é o coordenador do sub-grupo técnico militar do evento para o VIH-Sida, referiu que, à margem dos trabalhos do seminário, os participantes vão visitar os principais laboratórios do país.
    A reunião regional, que decorre sob o lema “A prevenção, tratamento e acompanhamento de casos de VIH”, decorre de 27 a 29 de Setembro, no Centro de Convenções de Talatona, com o objectivo de promover o intercâmbio de experiências em matéria de tratamento e organização das acções de combate à doença que, na África subsariana, já matou milhões de pessoas.
    Os 14 Estados da SADC participantes no seminário, incluindo Angola, e os representantes de sete países convidados (Ruanda, Quénia, Uganda e São Tomé e Príncipe, Brasil, Portugal e Estados Unidos) vão, durante o encontro, dar o seu contributo no sentido da padronização dos procedimentos de combate à pandemia e promover a investigação científica.
    Belmiro Rosa defendeu, a propósito, acções conjuntas e homogéneas de combate ao VIH-Sida na região. “Como Estados de uma mesma comunidade, as acções de combate contra a pandemia devem ser homogéneas”, afirmou o médico.
    A coordenadora do secretariado do encontro, coronel Inês Pinto, disse que a confirmação de participantes já atingiu os 74 por cento, salientando que os Estados Unidos participam com 18 elementos, dos quais 11 pertencem ao departamento de defesa dos programas do VIH sedeados nos Estados membros da SADC.

    A especialista de infecciologia do Hospital Militar Principal e membro da comissão científica do evento, major Isabel Brito, disse que os Estados convidados vão apresentar trabalhos científicos sobre temas relacionados com a experiência, controlo e prevenção do VIH.
    O programa sobre VIH-Sida nas Forças Armadas Angolanas foi criado em 1996 e institucionalizado em 2001, com o objectivo de controlar a transmissão da doença no seio das forças armadas. O primeiro Fórum regional da SADC sobre VIH-Sida realizou-se no ano passado, no Zimbabwe.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    A gigante portuária DP World dos EAU lança parceria com o Nedbank da África do Sul para financiar o comércio de pequenas empresas

    A gigante portuária e de logística DP World dos Emirados Árabes Unidos lança parceria com o Nedbank , um...

    Artigos Relacionados

    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema