Quarta-feira, Maio 29, 2024
26.4 C
Lisboa
More

    Angola e Costa do Marfim defendem cooperação ambiciosa e frutuosa

    Angola e a Costa do Marfim sublinharam esta quinta-feira, em Luanda, o interesse em estabelecer uma cooperação “ambiciosa e frutuosa” nos domínios da defesa e segurança, agricultura, pescas, transportes, telecomunicações, saúde, petróleo e ambiente.

    De acordo com o comunicado conjunto da I Sessão da Grande Comissão Mista de Cooperação, enviado à ANGOP, as partes estão interessadas em identificar novas áreas e desenvolver projetos de interesse comum.

    Expressaram a vontade de contribuir para o desenvolvimento do continente africano, para a preservação da paz e da estabilidade, incluindo na Região dos Grandes Lagos.

    As delegações, chefiadas pelos chefes das diplomacias dos dois países, respetivamente, Téte António (Angola) e Léon Kacou Adom (Costa do Marfim) enalteceram os laços de amizade e solidariedade existentes entre ambos os países.

    Manifestaram satisfação pelos progressos registados nas negociações em diversas áreas da cooperação, desde a assinatura do Acordo Geral de Cooperação entre os dois países a 19 de junho de 1985, em Yamoussoukro, Costa do Marfim.

    Saudaram o papel preponderante do Presidente João Lourenço, na qualidade de promotor para a Paz e Reconciliação em África designado pela União Africana, bem como elogiaram a visão da Costa do Marfim para uma África emergente, estável e próspera, saudando a liderança do Presidente Alassane Ouattara.

    No encontro, os dois ministros renovaram o compromisso inabalável com os princípios do direito internacional, da legalidade e ao respeito à soberania e integridade territorial dos Estados.

    Publicidade

    spot_img
    FonteANGOP

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Polícia faz novas buscas no caso de influência russa no Parlamento Europeu

    O procurador-geral da Bélgica afirma que um funcionário do Parlamento Europeu desempenhou um "papel significativo" numa presumível operação de...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema