Angola e a China abordaram esta quinta-feira, em Luanda, questões de interesse comum no âmbito do Fórum de Cooperação China-África (FOCAC).
Parqa o efeito, de acordo com uma nota de imprensa que ANGOP teve acesso, o ministro das relações exteriores, Téte António concedeu uma audiência ao embaixador da China em Angola, Zhang Bin.
Durante o encontro, o diplomata chinês sublinhou que este fórum tem se afirmado como um pilar fundamental na construção de um futuro partilhado entre os países africanos e a China.
O FOCAC é um fórum que acontece na China ou num país africano em alternância e foi fundado em Outubro de 2000, na Primeira Conferência Ministerial em Pequim.
É composto por 55 membros, nomeadamente a China, e 54 países africanos com os quais o gigante asiático mantém relações diplomáticas.
O FOCAC é parte de uma tendência crescente de Cooperação Sul-Sul que oferece uma alternativa aos mecanismos tradicionais de assistência ao desenvolvimento.
Este fórum tem como objectivo fortalecer a cooperação económica e as relações comerciais sino-africanas para estabelecer uma nova ordem internacional que melhor reflectirá as necessidades e interesses da China e de África.
O mesmo se reúne de três em três anos do qual resulta um Plano de Acção entre a China e os países africanos, que é executado de forma bilateral e monitorizados por um comité de acompanhamento.FMA/ART