O ministro da Relações Exteriores, Téte António, reuniu-se na tarde deste domingo, em Nova Iorque, com o vice-primeiro ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros do Cazaquistão, Murat Nurtleu, com quem analisou a cooperação bilateral.
O encontro realizou-se no edifício sede das Nações Unidas, à margem da 79ª Sessão da Assembleia Geral da ONU e serviu para as duas entidades analisarem assuntos focados no estreitamento das relações políticas e diplomáticas entre os dois países e também aspectos ligados ao multilateralismo.
A ocasião foi aproveitada para os interlocutores debruçaram-se ainda sobre a possibilidade da assinatura de alguns instrumentos jurídicos, sobretudo ligados a isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviços, Acordo Geral de Cooperação, e a troca de visita entre delegações oficiais dos dois países.
A República do Cazaquistão é um país transcontinental, localizado na Ásia Central e com uma pequena parte a oeste do rio Ural, na Europa.
Com uma população estimada em 17,8 milhões de habitantes, o Cazaquistão é *lrico em recursos naturais, sobretudo em petróleo, urânio, bem como trigo, flores e maquinaria pesada.
Está empenhado em multiplicar os esforços para atingir um rendimento anual por habitante de 25 mil dólares até 2030 e figura entre as 30 economias mais competitivas do mundo até 2050.
As relações com Angola datam de 1976, ainda no âmbito da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).
Cazaquistão é hoje uma das economias em pleno crescimento e um dos grandes produtores de petróleo, com uma produção de dois milhões de barris por dia. ART