Sexta-feira, Abril 19, 2024
18.8 C
Lisboa
More

    Angola e Cabo Verde no Mundial-2023 de Basquetebol masculino

    Cabo Verde fez história. Pela primeira vez a selecção masculina cabo-verdiana vai participar no Mundial da modalidade que vai decorrer no Japão, nas Filipinas e na Indonésia de 25 de Agosto a 10 de Setembro. Quanto a Angola vai participar pela nona vez na prova.

    Na segunda prova de apuramento no continente africano, Cabo Verde terminou no terceiro lugar no Grupo E com 16 pontos e acabou por ser o melhor terceiro, à frente do Senegal do Grupo F, carimbando assim o passaporte para o Campeonato do Mundo.

    Nos três jogos que decorreram em Luanda, em Angola, Cabo Verde venceu a Guiné Conacri por 78-70, perdeu frente a Angola por 67-80 e derrotou a Costa do Marfim por 79-64.

    Nesse mesmo Grupo E, os angolanos acabaram no segundo lugar com 18 pontos, os mesmos que o primeiro, a Costa do Marfim.

    Nos três jogos que decorreram em Luanda, em Angola, os angolanos venceram o Uganda por 82-49, derrotaram a Niéria por 65-59 e arrecadou também um triunfo frente a Cabo Verde por 80-67.

    Angola apura-se pela nona vez para o Mundial da modalidade, sendo que o melhor resultado foi um 10° lugar no Japão em 2006.

    De notar que uma terceira nação lusófona estará presente no Campeonato do Mundo, o Brasil. Os brasileiros vão participar na prova pela 19ª vez em… 19 possíveis!

    Do lado das surpresas, de referir que a Argentina, vice-campeã em 2019 na China, foi eliminada, tendo terminado no quarto lugar no Grupo E na prova sul-americana e no desempate com o Brasil, quarto no Grupo F, os argentinos ficaram atrás. Os brasileiros tinham uma diferença de +175 contra +79 para a Argentina.

    Na Zona ‘Américas’, os apurados são: Estados Unidos, República Dominicana, Venezuela, Canadá, México, Porto Rico e Brasil.

    Outras surpresas, a Tunísia, que venceu o AfroBasket em 2021, e o Senegal, medalha de bronze nesse mesmo AfroBasket, foram afastados, bem como a Nigéria, que esteve presente no último mundial.

    O continente africano será representado por Costa do Marfim, Sudão do Sul, Egipto, Angola e Cabo Verde.

    Publicidade

    spot_img
    FonteRFI

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Angola com dificuldades de recuperar ativos de São Vicente

    "No quadro do combate contra a corrupção e em relação à recuperação de ativos, ouvimos ontem as declarações...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema