O ministro das Relações Exteriores, George Chikoti, disse em Londres que Angola deve ser considerada um parceiro económico fundamental para a comunidade internacional, tendo em conta as suas potencialidades económicas e recursos naturais.
Georges Chikoti, que visita a Grã-Bretanha a convite do governo londrino, disse que a comunidade internacional, sobretudo o Reino Unido, está engajada em ajudar Angola no processo de reconstrução, mas precisa conhecer, com profundidade, a verdadeira realidade do país. George Chikoti disse que manifestou esta disponibilidade durante os vários encontros mantidos com as autoridades britânicas, quer com o seu homólogo, William Hage, quer com os deputados da Câmara dos Lordes e dos Comuns.
Nesses encontros, o ministro falou dos problemas que prevalecem no continente africano, com destaque para o Zimbabwe, República Democrática do Congo, Guiné-Bissau e Madagáscar e as responsabilidades que Angola tem estado a assumir, essencialmente no âmbito da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
O titular da pasta das Relações Exteriores fez uma dissertação no Centro de Estudos e Pesquisas Internacionais de Londres (Chatham House) sobre os desafios e oportunidades de negócios em Angola, à luz da Lei de Investimento Privado.
George Chikoti participou também numa palestra com académicos, organizações não governamentais e estudantes universitários. Entre os participantes esteve a antiga enviada especial das Nações Unidas para a Comissão de Manutenção e Verificação do Processo de Paz em Angola, UNAVEM, Margareth Anstee.
Na palestra, o ministro falou da política externa de Angola e da sua intervenção nas organizações regionais, da preparação do processo eleitoral, da internacionalização da empresa pública Sonangol (Sociedade Nacional de Combustíveis) e dos progressos que se registam na construção e reabilitação de infra-estruturas sociais do país, bem como na melhoria das condições de vida da população. Ontem, George Chikoti manteve encontros com os embaixadores da SADC e com os chefes das missões diplomáticas do grupo africano.
O ministro das Relações Exteriores esteve ainda na Administração Local de Westminster e na Faculdade de Negócios da City University, em Londres.
O programa de visitas do ministro das Relações Exteriores prevê a participação numa mesa redonda sobre investimentos, onde George Chikoti vai falar sobre os desafios e oportunidades de negócios em Angola.
Fonte: Jornal de Angola