Quinta-feira, Junho 13, 2024
23.9 C
Lisboa
More

    Angola conquista Stankovic

    A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol conquistou a medalha de ouro da VII edição da Taça Borislav Stankovic, ao vencer ontem, na final, a sua congénere da Austrália, por convincentes 85-66.
    Ao intervalo, os decacampeões africanos, que se preparam para o Afrobasket/2011, em Antananarivo, venciam por 41-27. Pelo triunfo, o segundo no seu historial, a equipa nacional recebeu um prémio de 30 mil dólares.
    Depois de um início menos bom, a equipa nacional provou que está na rota certa para a conquista do seu 11º anel de campeão continental e, quiçá, da qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres, no Verão de 2012. No que ao conjunto diz respeito, ainda não atingiu o seu pico de forma desportiva, apesar de individualmente ser visível a explosão das principais unidades, casos de Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas e Carlos Morais.
    A vitória na partida da sétima edição da Taça Borislav Stankovic tem um sabor muito especial, já que a equipa nacional conseguiu redimir-se do desaire ante os australianos, na segunda jornada (68-76), deixando patente que tal foi obra do acaso, em função da diferença, tanto técnico-individual como táctica.
    No primeiro quarto (24-8), a equipa nacional anulou por completo as unidades mais influentes na manobra da Austrália, imprimiu maior velocidade e dinâmica nas acções de ataque e contra-ataque, chegando com relativa facilidade aos 18-7, quando restava pouco mais de um minuto.
    No segundo quarto, os australianos souberam tirar partido da sua melhor condição morfo-fisiológica, (envergadura, peso e altura) conseguindo um parcial de 19-17, porém insuficientes para anular a desvantagem do período anterior. Tal deve-se a um certo relaxamento e falta de agressividade defensiva, permitindo, em alguns casos, lançamentos triplos sem oposição.
    Com uma vantagem de 30 pontos a quatro minutos do apito final, o técnico optou por jogadores menos utilizados que, em abono da verdade, não comprometeram.

    O base Carlos Morais foi o melhor cestinha do desafio, com 26 pontos, e o jogador mais valioso da competição (MVP). “Kikas”, que foi um dos melhores ressaltadores da equipa, marcou 21 pontos e também conseguiu o pleno nos lançamentos livres, com cinco convertidos em cinco tentados. Eduardo Mingas fez parte do cinco base da prova.
    Na VII Taça Borislav Stankovic, Angola começou com vitória frente à China, por 67-64, perdeu com a Austrália na segunda jornada, por 68-76, e na terceira derrotou a Rússia, por 60-53.Amanhã, os angolanos defrontam a China, na ronda inaugural do torneio de Guangzhou, a partir das 16h00 locais, enquanto a Nova Zelândia mede forças com a Rússia. Domingo, Angola joga com a Rússia (21h30) e na segunda-feira enfrenta a Nova Zelândia (21h30).

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Jerry West, o “logotipo” da NBA morre aos 86 anos

    A antiga estrela do basquetebol americano e três vezes selecionado para o Hall da Fama Jerry West e cuja...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema