Segunda-feira, Julho 15, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    Angola apoia candidata da SADC à presidência da CUA

    Angola apoia a candidatura da actual ministra-sul africana do Interior, Nokozasana Dlamini Zuma, ao cargo do presidente da Comissão da União Africana (CUA), por ser o que mais corresponde aos interesses do continente, disse domingo em addis Abeba, o embaixador angolano na Etiópia e junto da União Africana, Arcanjo Maria do Nascimento.  
     

    De acordo com o diplomata, o candidato apoiado por Angola é também o de toda a região sul do continente africano, e ao mesmo tempo o da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
     

    Enfatizou que se trata de uma posição livre de Angola “por achar que ela tem uma visão e um programa que melhor defende os interesses do continente, e não só de Angola”.

     
    Nokozasana Dlamini Zuma concorre ao cargo com o actual presidente da Comissão da União Africana, o gabonês Jean Ping, apoiado pela  Comunidade Economica dos Estados da Africa Central  (CEAC) e a dos Estados da África do Oeste (CEDEAO).
     

    O Estado angolano, realçou o embaixador, se revê nessa candidatura apoiada pela SADC, embora o país pertença as duas instituições regionais, a sul a SADC, e na parte central do continente, a CEAC.
     

    “Mas não se deve ter uma visão antagónica por causa desta questão e da posição de Angola, porque a existência de mais candidatos é salutar para a própria organização continental+, asseverou.
     

    Para o também representante de Angola junto da Comissão Económica da ONU para a África (CEA), a existência de diversas candidaturas com visões diferentes vai permitir aos Estados que irao voltar de ver qual o programa melhor para o encaminhamento da organização.

    Arcanjo do Nascimento não vê na existência várias candidaturas algo que impeça ou periga cumprimento dos objectivos da UA, mas sim, como um passo benéfico para o funcionamento racional da instituição continental.

    Por isso, defende para que hajam mais concorrentes no futuro, competindo com os seus programas e visoes diferentes. +Isto é bom para a organização e ate ajudará as futuras lideranças a preparar melhores os projectos em termos de direcção para a UA.
     

     

    Fonte: Angop

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema