Segunda-feira, Junho 24, 2024
19.8 C
Lisboa
More

    Angela Merkel está em Angola

    O Presidente da República e a chanceler alemã Angela Merkel reúnem-se hoje, no Palácio da Cidade Alta, naquele que se espera vir a ser o momento mais alto da visita oficial da chefe do governo alemão a Angola, no âmbito do périplo africano que já a levou a Nairobi, capital do Quénia, e que termina em Abuja, principal centro económico da Nigéria.
    Angela Merkel, que desembarcou ontem à noite na capital angolana, teve a recebê-la no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro o ministro das Relações Exteriores. Georges Chikoti disse a jornalistas que a visita de Merkel é reflexo da credibilidade de Angola na região e no concerto das nações.
    Hoje, antes do encontro com o Chefe do Executivo angolano, a chanceler alemã tem um pequeno-almoço de trabalho com empresários alemães, numa das unidades hoteleiras de Luanda. Em seguida, participa na cerimónia de abertura do Fórum Empresarial Angola/Alemanha, onde vai proferir um discurso, logo após a intervenção do Vice-Presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
    Participam no encontro, além de empresários angolanos e alemães, o ministro da Economia, Abraão Gourgel, e o presidente da ANIP, Aguinaldo Jaime, que vão falar das oportunidades de investimento e das facilidades que oferece a nova lei de investimento privado.
    No palácio presidencial, Angela Merkel e José Eduardo dos Santos vão presenciar a assinatura de acordos em vários domínios. Após a assinatura dos acordos, o Presidente angolano e a chanceler alemã fazem declarações à imprensa, no jardim do Palácio Presidencial, ao que se seguirá um almoço oficial, no Salão Nobre, oferecido por José Eduardo dos Santos à visitante e sua delegação. A jornada de Angela Merkel em Angola inclui ainda uma visita ao Museu Central das Forças Armadas, onde será recebida pelo governador de Luanda, que fará a apresentação do plano de desenvolvimento da cidade de Luanda.

    Cronologia das relações
    1993
    23 Out – Alemanha concede 1,5 milhões de marcos para financiar projectos destinados às vítimas de guerra em Angola.
    29 Out – Angola e Alemanha assinam, em Luanda, um acordo global de cooperação técnica, que estabelece, pela primeira vez, os termos gerais das relações bilaterais.
    1994
    30 Out – Angola e a Alemanha assinam um acordo de cooperação técnica nas áreas de Reinserção Social, Saúde, Educação e Agricultura.
    1995
    26 Jul – Angola e Alemanha assinam, em Luanda, um protocolo no domínio da Saúde, orçado em 37 milhões de dólares.
    1996
    22 Fev – Os Governos de Angola e da Alemanha discutem, em Luanda, as “perspectivas de apoio técnico, institucional e operacional” ao país na vertente socioeconómica.
    18 Jun – Angola e Alemanha assinam, em Luanda, um protocolo de preparação para as negociações entre os dois Governos.
    2000
    5 Nov – Um grupo de 64 crianças das províncias de Luanda, Bengo, Benguela, Huambo, Bié e Huíla embarca para Alemanha, para tratamento médico.
    2001
    28 Fev – As ONG Fredensdorf Internacional, alemã, e Kimbo Liombembwa, angolana, assinam, na Alemanha, um acordo de cooperação no domínio da saúde.
    20 Abr – Ministro dos Transportes, André Luís Brandão, apresenta, em Berlim, o projecto de reabilitação e modernização dos Caminhos-de-Ferro de Angola, denominado Angoferro.
    2002
    29 Abr – Entidades alemães chegam ao país para avaliação técnica do programa de reabilitação e modernização das infra-estruturas de transportes no Caminho-de-Ferro de Moçâmedes (CFM)
    2003
    28 Set. – Governo alemão disponibiliza 2,66 milhões de euros para projectos humanitários nas províncias do Bengo, Moxico e Kwanza-Sul.
    2006
    21 Ago – Angola líquida, na totalidade, a dívida com a Alemanha avaliada em 250 milhões de dólares.
    23 Set. – Presidente angolano endereça uma mensagem ao homólogo alemão, Horst Kohler, realçando o reforço da cooperação no domínio económico, financeiro e comercial entre Angola e a Alemanha.
    2007
    3 Dez – Angola e Alemanha assinam um acordo de financiamento, no valor de mil milhões de euros, para reforço da linha de crédito que Berlim tem com Luanda.
    2008
    21 Fev – Num fórum económico, em Frankfurt, Angola é eleita como parceiro da Alemanha para desenvolvimento, envolvendo cerca de 180 empresários e líderes associativos dos dois países.
    14 Nov – O grupo de 82 crianças angolanas que viajou para a Alemanha, em Maio, regressa ao país.
    2009
    26 Fev – Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, chega a Berlim para uma visita oficial de 48 horas, a convite do homólogo Horst Kohler.
    27 Fev – Angola e Alemanha assinam, em Berlim, na sequência da visita oficial que o Presidente José Eduardo dos Santos, um memorando de entendimento sobre uma parceria estratégica para a ampliação e o aprofundamento da cooperação económica
    2010
    23 Jul – A Alemã disponibiliza 93 mil dólares para o combate ao HIV/Sida no Cunene.

     

     

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    China e União Europeia concordam em manter negociações sobre tarifas de veículos elétricos

    A China e a União Europeia concordaram em iniciar negociações sobre os planos da UE de impor tarifas sobre...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema