A Associação dos Amigos do Coração, em colaboração do Núcleo Fundador da Sociedade Angolana de Doenças Cardiovasculares e com o apoio da Ordem dos Médicos de Angola, realizaram, ontem, em Luanda uma marcha com o objectivo de despertar os luandenses para o hábito de fazer exercício físico e ter cuidado com a saúde do coração.
A marcha teve início no Porto de Luanda e terminou na Ilha do Cabo. Envolveu desportistas, professores da Faculdade de Desporto da Universidade Metodista, estudantes, médicos cardiologistas e muitos habitantes de Luanda que estiveram a fazer exercícios físicos na Marginal.
Na partida, durante e no fim do percurso, os participantes faziam exercícios físicos com o objectivo de passar a informação à população sobre a importância de adquirir hábitos saudáveis de vida, cuidados com o coração, em especial com o controlo da tensão arterial.
As equipas médicas fizeram medição da tensão arterial, do nível de açúcar no sangue e aconselhamento sobre a actividade física. O acto enquadra-se no Congresso Angolano de Cardiologia e Hipertensão Arterial, que vai acontecer no Hotel de Convenções de Talatona nos dias 11 e 13 do corrente mês, em Luanda. O congresso vai durar três dias e inclui actividades académicas, discussão de temas ligados à Cardiologia e Hipertensão Arterial e apresentação dos avanços recentes no diagnóstico, prognóstico e as suas implicações para o tratamento.
Além da sua importância científica e académica, o congresso também vai servir de preparação para a organização das Jornadas Lusófonas de Cardiologia, previstas para o segundo trimestre de 2013, em Luanda, com a participação de todas as sociedades de Cardiologia da Comunidade de Países de Lingua Portuguesa (CPLP).
Sílvia Lutucuta, médica cardiologista e da Associação dos Amigos do Coração, disse que a marcha está a incentivar a prática do exercício físico, despertar a comunidade sobre os males que afectam o bom funcionamento do coração, tais como, a vida sedentária, o tabagismo, o alcoolismo, o stress e os maus hábitos alimentares.
Fonte: JA
Trabalho no centro do coracao de Leipzig, o melhor da europa e um dos melhores do mundo.
Temos recebido pacientes de toda a parte: Arabia Saudita, Kuweit, Katar, Argentina, Brazil, África do do Sul, governantes do Sudao do Sul, da Corea do Sul, da Uniao Europeia, da Rússia e dos ex-países da extinta Uniao Soviética.
Quando chagam os angolanos? Por que ir morrer na China ou na África do Sul, se se pode recuperar a saúde na Alemanha?
Contacto:
André Sacusanda
Rübezahlweg 22, 04277 Leipzig
Tel. 0049 341 46651076 ou 0049 176 87947573
eMail: a.sacusanda@gmail.com