Terça-feira, Maio 28, 2024
14.8 C
Lisboa
More

    Álvaro Santos Pereira e presidente da Sonangol acertam cooperação económica

    O ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira, chegou hoje a Luanda para um programa de três dias que termina, na sexta-feira, com um encontro com o ministro do Estado e coordenação económica angolano, Manuel Vicente, ex-presidente da Sonangol.
    A reunião estará inserida no Fórum Empresarial da CPLP – Comunidade Países Língua Portuguesa – e pretende discutir novas formas de cooperação económica. “A CPLP deve ser um espaço da lusofonia, da língua, mas principalmente um instrumento económico, promovendo parcerias, projetos conjuntos”, garantiu o ministro da economia ao Dinheiro Vivo na chegada a Luanda.
    O primeiro passo para esta parceria foi dado em Maio, com a assinatura da Declaração de Luanda pelos ministros dos comércios da CPLP. Um dos objetivos, reconheceu na altura a ministra angolana do comércio, Idalina Valente, será impulsionar as trocas comerciais entre os vários países lusófonos, que hoje ascendem a 13 mil milhões de euros, apenas 2% do comércio total da CPLP com outros países.
    A política de vistos entre Portugal e Angola é outro dos pontos em agenda. “Sim, existem queixas dos empresários portugueses” reconheceu Santos Pereira em Luanda, “mas isso também é um registo de oportunidades. E só acontece porque existe uma grande sinergia entre os dois países”.
    Recentemente, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, assinou com Angola um novo acordo de cooperação para acelerar a emissão de vistos.

    FONTE: Dinheiro Vivo

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Palestinianos acusam Israel de “massacre” em ataques a deslocados em Rafah

    De acordo com as autoridades do Hamas, pelo menos 45 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas no bombardeamento israelita...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema