A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) vai continuar a bombardear qualquer posição civil, industrial ou agrícola na Líbia utilizada pelas forças governamentais da Líbia, afirmou o porta-voz da operação internacional no território líbio,coronel Roland Lavoi. Os aviões da OTAN prosseguiram pelo segundo dia consecutivo os ataques aéreos contra a cidade de Zliten e destruíram um hospital e uma mesquita, anunciou uma fonte militar à imprensa local.
Os “raides” da OTAN mataram vários civis e a televisão líbia divulgou imagens dos locais atacados. Uma testemunha informou que várias pessoas estavam nos destroços do hospital atacado. “O colonialismo cruzado violou a integridade dos civis”, disse, afirmando que a OTAN “destruiu as infra-estruturas básicas do país”.
O secretário do “comité popular líbio”, Baghdadi Mahmoudi, condicionou o diálogo para a resolução do conflito à cessação dos bombardeamentos da OTAN. Baghdadi Mahmoudi, que falava em conferência de imprensa depois dum encontro com o enviado especial das Nações Unidas, Abdul Ilah Khatib, sublinhou o compromisso da Líbia em respeitar as resoluções 1970 e 1973 das Nações Unidas e abordou com Abdul Khatib as violações das resoluções da ONU em relação ao ataque contra civis e a destruição das infra-estruturas . O dirigente líbio acrescentou que o povo da Líbia exprimiu claramente a sua opinião através das manifestações de apoio ao coronel Muammar Kadhafi organizadas nos últimos dias.
“Todas as vozes que falam em demissão e retirada do Presidente Muammar Kadhafi perderam face a estas manifestações”, frisou Baghdadi Mahmoudi.
Fonte: Jornal de Angola