Sábado, Junho 15, 2024
17.2 C
Lisboa
More

    Alemanha lucrou cerca de 100 biliões de euros com crise grega, diz estudo

    A chanceler alemã, Angela Merkel. (Foto: AFP)
    A chanceler alemã, Angela Merkel. (Foto: AFP)

    A Alemanha “se beneficiou claramente” em mais de 100 bilhões de euros devido à crise na Grécia, segundo estudo do Instituto de Investigação Econômica Leibniz, divulgado pela agência France Presse na última semana.

    De acordo com a pesquisa, o valor representa o montante garantido pela Alemanha em função das baixas taxas de juros, resultado da atração de seu cenário econômico em relação ao grego. Assim, o país germânico foi beneficiado por sua posição estável, em um momento que atuava como pivô das negociações de pacotes de resgate para a Grécia, ao lado do Banco Central Europeu, do Fundo Monetário Internacional e da União Europeia.

    “Nos anos recentes, cada vez que os mercados financeiros souberam de notícias negativas sobre a Grécia, as taxas de juros sobre as obrigações do governo alemão caíram, e cada vez que as notícias foram boas, elas subiram”, defende o documento, que conclui que a economia alemã “se beneficiou desproporcionalmente” de sua posição, enquanto suas poupanças “excederam o custo da crise, mesmo se a Grécia não pagasse todas as suas dívidas”.

    A Alemanha exigiu um acordo com a Grécia e que o primeiro-ministro Alexis Tsipras realizasse duras reformas econômicas em seu país, sob a justificativa do ministro das finanças alemão, Wolfgang Schäuble, de que o orçamento dos germânicos era equilibrado e seguro. Porém, ainda de acordo com o Instituto Leibniz, esse equilíbrio só foi possível devido às poupanças de taxas de juros em função da dívida grega.

    O montante de 100 bilhões de euros estimados pelo relatório são provenientes de 3% do PIB alemão poupado desde 2010 – países como Estados Unidos e Holanda também se beneficiaram desse cenário, mas com menos intensidade –, enquanto o valor gasto pela Alemanha em pacotes de resgate internacionais chegou a 90 bilhões de euros. (yahoo.com)

     

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema