Segunda-feira, Julho 15, 2024
19.6 C
Lisboa
More

    AIA apoia nova política cambial para petrolíferas em Angola

    As companhias petrolíferas, que operam na República de Angola, passarão doravante a pagar os seus encargos fiscais em moeda nacional, o Kwanza, de acordo com projecto de lei sobre o novo regime cambial aprovado pela Assembleia Nacional.

    A medida do Executivo mereceu já o apoio da Associação dos Industriais de Angola (AIA).

    Em entrevista exclusiva ao Jornal de Angola (JA), o presidente do da AIA, José Severino, disse que a medida vai ter repercussões positivas na economia real.”Os movimentos financeiros vão ser feitos em Kwanzas, quando num passado recente eram feitos em dólares, -disse o responsável da AIA, destacando que esta medida começa a dar alguma sustentabilidade à moeda nacional”.

    O novo regime cambial para as petrolíferas tem ainda como objectivo a redução da dolarização da economia angolana. De acordo com o novo instrumento cambial, os movimentos financeiros das petrolíferas passam a ser feitos em kwanzas nos bancos comerciais, e isso pode reduzir a circulação do dólar norte-americano no mercado angolano, sustentou José Severino.

    A medida vai permitir maior disponibilidade financeira nos bancos comerciais, em moeda nacional, para financiar a economia (projectos económicos) para diversificar a Economia Nacional, certamente com juros relativamnete baixos.

    “Precisamos de mais disponibilidade de recursos financeiros em kwanzas nos bancos, o que, naturalmente, leva a que a taxa de juros baixe” referiu o presidente da AIA, José Severino.

    Os bancos devem promover o crescimento económico, pois, é este qua vai dar o emprego e melhorar a distribuição da riqueza nacional sublinhou o responsável da Associação dos Industriais de Angola, advertindo que “precisamos de uma banca mais virada para o desenvolvimento sustentável” e não apenas para suporte às opreações de importação.

    Fonte: Angop

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump é retirado de comício na Pensilvânia após disparos

    O ex-presidente americano Donald Trump, candidato à reeleição, foi retirado do palco neste sábado durante um comício na Pensilvânia,...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema