24.7 C
Loanda
Domingo, Novembro 10, 2024

AGT integra no regime geral do IVA mais de mil empresas

PARTILHAR
FONTE:JA

A Administração Geral Tributária (AGT) enquadrou oficiosamente mil 364 empresas no regime geral do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) para o cumprimento de todas as obrigações inerentes.

A nova lista publicada no Website da AGT (www.agt.minfin.gov.ao) descreve que estas empresas devem, a partir do dia 11 de Janeiro de 2021, começar a liquidar obrigatoriamente o Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) nas suas facturas relativas às transmissões de bens e prestação de serviços. A AGT justifica que tal decisão deveu-se à sucessão de acontecimentos e outras dificuldades reportadas pelos contribuintes nos últimos 12 meses.

“Concluímos que não seria prudente deixar transitar todos os contribuintes do regime transitório para o regime geral já em Janeiro de 2021, facto que justificou a proposta de criação de um regime simplificado, que vem acolher grande parte dos contribuintes do regime transitório que não estejam preparados para a transição, bem como alguns contribuintes do regime de não sujeição”, explica a nota da entidade tributária.

A AGT fundamenta também a sua medida de implementação de retenção de 2,5% de IVA nos pagamentos via Terminais de Pagamento Automático (TPA´s) com base na “indignação dos operadores económicos comprometidos com o cumprimento das obrigações impostas pelas leis que norteiam o sistema fiscal angolano”.

“Face à concorrência desleal provocada pelos seus pares que operam na informalidade, ou mesmo por aqueles entes que, mesmo estando devidamente formalizados e localizáveis, abusam do planeamento fiscal e usam de mil artifícios para se manterem afastados dos radares da Administração fiscal e, com isso, não pagam ou pagam menos impostos do que estão legalmente sujeitos”, acrescenta.

O documento a que a ANGOP teve acesso hoje, quarta-feira, cita de igual modo o cumprimento das obrigações declarativas e de pagamento, em sede de IVA, bem como do Regime Jurídico de Submissão Electrónica dos Elementos Contabilísticos dos Contribuintes. Dispor de software de facturação certificado e cumprir com todos os requisitos previstos no artigo 62.º do Código do IVA, constituem igualmente obrigações.

A AGT exorta ainda aos contribuintes, cujo volume de negócios anual seja superior a 350 milhões de Kwanzas), que não constam da lista publicada no referido website, a submeterem a declaração de início de actividade para o seu enquadramento no regime geral.

O Imposto Sobre o Valor Acrescentado (IVA), com incidência sobre bens e serviços produzidos localmente e importados, entrou em vigor no dia 1 de Outubro de 2019 em todo o território nacional. Com taxa única de 14%, Angola passou a figurar da lista de países da região da SADC que têm o IVA na sua arquitectura fiscal, tributo que substitui o Imposto de Consumo.

spot_img
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
spot_imgspot_img
ARTIGOS RELACIONADOS

Angola: Indícios de escândalo financeiro abalam Administração Geral Tributária

Processos de investigação criminal na Administração Geral Tributária (AGT) em Angola, com detenções por suspeitas de corrupção na província...

AGT inicia cobranças do Imposto Predial e do IVM

Para o pagamento, ANGOP sabe que os contribuintes poderão efectuar ainda um agendamento pelo portal do Contribuinte ou pelo...

Angola: Assembleia Nacional aprova alteração do IVA

A Proposta de Lei que altera o Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) de 14 para 5...

Mercado cambial actual afectará no balanço das empresas nacionais

O administrador da Aliança Seguros, Marco Mendes, afirmou, que o “mercado cambial actual afectará no balanço de todas as...