Luena – A directora provincial do Instituto Nacional da Criança (INAC) no Moxico, Maria de Fátima Zangata, enalteceu esta sexta-feira, no Luena, o empenho do Executivo angolano em acções que privilegiam as crianças, visando a garantia do seu bem-estar social.
Falando no acto provincial alusivo ao Dia Internacional da Criança (1 de Junho), assinalado sexta-feira sob o lema “Todos Unidos na Protecção da Criança”, disse que o governo empreende acções que põem a criança num lugar privilegiado, consubstanciadas em sobrevivência e saúde.
Segundo disse, nota-se no país o engajamento de todos os sectores da vida social, na reabilitação e construção de infra-estruturas, tais como escolas, postos e centros médicos, residências administrativas, assim como aceleração e a melhoria das actividades agrícolas, visando a erradicação da fome e da pobreza.
Em sua opinião, falta ainda atingir o auge das necessidades vitais dos petizes e para inverter o quadro pediu a sociedade em geral a observar e aplicar as exigências impostas pela implementação dos 11 compromissos assumidos sobre aos direitos fundamentais da criança.
Explicou que as famílias como o núcleo fundamental devem-se mobilizar e assumir o verdadeiro papel na educação e assistência médica, evitar todo o tipo de violência contra a criança e incutir nelas as boas maneiras de convivência social.
Maria Zangata exortou aos adultos a considerarem a criança como inocente nas suas práticas diárias, razão da educação para um trabalho socialmente útil, baseado em princípios morais e cívicos, humanismo, amor e solidariedade.
Fonte: Angop