Domingo, Junho 16, 2024
16.1 C
Lisboa
More

    Caucus Africano reúne em Luanda

    (Foto: D.R.)
    (Foto: D.R.)

    A República de Angola acolhe de 27 a 28 de Agosto, em Luanda, a Reunião de Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais Africanos, Caucus Africano, com o objectivo de fortalecer a voz dos representantes do Continente em relação às questões importantes de desenvolvimento sócio-económico das Instituições de Bretton Woods (BWIs).

    O encontro a decorrer no Centro de Convenções de Talatona constitui uma soberana oportunidade para os líderes africanos representados pelos seus Ministros das Finanças, do Plano e Governadores dos Bancos Centrais, apresentarem de forma conjunta, coordenada e organizada, as grandes e actuais preocupações que afectam as economias do continente africano nomeadamente, a construção de infra-estruturas e a industrialização dos processos produtivos.

    A realização de um evento da magnitude do Caucus Africano em Angola, deverá ajudar o nosso país a fortalecer a sua relação com instituições financeiras internacionais como o Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento com vista a mobilizar apoio para as necessidades financeiras de desenvolvimento do país.

    Por outro lado, a realização do fórum em Angola, vai contribuir para uma melhor visibilidade do país, potenciando novas oportunidades para a diversificação da economia.

    Entre os temas agendados nos seis painéis, destacam-se a Visão Geral da Economia Regional, Transformação e Diversificação Económica, Discussão sobre o Memorando de 2015 do Caucus Africano, bem como os Financiamentos de Projectos Regionais ligados às infra-estruturas.

    Para dissertação dos temas, foram convidados personalidades como o Ex-Presidente da África do Sul, Thabo Mbeki e outras individualidades ligadas a Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (NEPAD), Banco Mundial (BM) e Banco Africano de Desenvolvimento (BAD).

    Angola foi designada formalmente como líder do Grupo do Caucus Africano em 2015, no evento que decorreu de 3 a 4 de Setembro de 2014, no (Friendship Hall), Centro de Conferências de Khartoum República do Sudão.

    Criado em 1963, como Grupo Africano de Governadores do Grupo Banco mundial e do FMI, o Caucus tem o objectivo de fortalecer a voz dos Governadores do Continente Africano em relação as questões importantes de desenvolvimento socioeconómico da Região Africana, dentro dos órgãos das Instituições de Bretton Woods (Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional). (APO/CDI Min. Finanças Angola)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Países se reúnem na Suíça para debater paz na Ucrânia

    Nações se encontram no Lago Lucerna para discutir como ajudar Kiev. Resultado, porém, não deve incluir um cessar-fogo. Rússia...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema