O director provincial da Cultura no Cuanza Norte, David João Buba, defendeu segunda-feira, no município de Ambaca, a necessidade dos administradores municipais priorizarem nas suas agendas, programas de apoio e reintegração social dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, visando a resolução das preocupações desta franja da sociedade.
David Buba, que falava em representação do governador do Cuanza Norte, José Maria Ferraz dos Santos, no acto provincial alusivo ao 15 de Janeiro, Dia Nacional do Antigo Combatente, afirmou que, “ao verem resolvidas as suas preocupações, os antigos combatentes sentir-se-ão valorizados e estimulados para participarem no desenvolvimento da sociedade”, frisou.
O responsável destacou, igualmente, o empenho do governo da província na melhoria das condições sociais e do bem-estar dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, bem como das suas famílias, proporcionando o apoio necessário para a sua reintegração sócio-económica.
Salientou que este apoio se resume a acções de formação profissional e na criação de cooperativas e associações agro-pecuárias e de pescas, de modos a permitir-lhes o acesso a créditos bancários.
Para isso, exortou-os a organizarem-se em associações e cooperativas de produção, para facilitar o acesso ao crédito e outros benefícios proporcionados pelo governo e instituições financeiras, a fim de exercerem atividades que visam o sustento das famílias.
Assistiram o acto, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, viúvas e órfãos desse grupo-alvo, membros do governo provincial e da administração local, bem como convidados.
A efeméride foi comemorada sob o lema “Antigo Combatente e Veterano da Pátria – O orgulho do povo angolano”. (Angop)