Severina Fernando, proprietária de um parque de estacionamento de viaturas, denominado “Auto Tranquilo” e também conhecido por parque do Capapinha, no Distrito Urbano do Golf 1, na rua do Avô Cumbe, acusa a administradora do município do Kilamba Kiaxi, Albina Guilhermina, de querer apropriar-se do seu imóvel, recorrendo a várias ameaças, e, até, à prisão.
A administração municipal do Kilamba Kiaxi é acusada de invadir o parque de estacionamento, acompanhada de uma notificação com assinatura da administradora, com a notificação de que a família de Severina Fernando deve deixar o espaço, mas, segundo os documentos da proprietária do imóvel a que o NJOnline teve acesso, datados de 1997, a administração municipal do Kilamba KIaxi, liderada na época por Job Pedro Castelo Capapinha, antigo administrador do município, vendeu o espaço, que antes era uma lixeira, ao ex-marido de Severina Fernando, entretanto falecido.
O antigo administrador municipal, Job Pedro Castelo Capapinha, assinou ainda a autorização para a construção do parque de estacionamento, com a assinatura devidamente reconhecida no cartório notariado de Luanda, segundo documentos apresentados pela família ao NJOnline.
De acordo com Isabel Gomes, filha mais velha de Severina Fernando, depois de o seu pai ter comprado o espaço na administração municipal do Kilamba Kiaxi, e depois das obras estarem concluídas, “o senhor Job Pedro Castelo Capapinha foi quem procedeu à inauguração do espaço. Estamos a trabalhar aqui há 21 anos, e, desde que o meu pai morreu, em 2012, a família deu sequência ao projecto”, disse.
Isabel Gomes afirma que, “desde então, passaram muitos administradores pelo Kilamba Kiaxi, mas nunca houve problemas”, acrescentando que, só no dia 21 de Setembro deste ano é que começaram os conflitos entre a administradora Albina Guilhermina e a sua mãe, Severina Fernando.
“Uma equipa da administração municipal do Kilamba Kiaxi invadiu o estabelecimento, acompanhada de uma notificação com a assinatura da administradora, com o protesto que devemos deixar o espaço no prazo de 15 dia, porque neste local vai nascer a nova administração municipal do Kilamba Kiaxi”, expôs Isabel.
“Respondemos o pedido da senhora administradora, e dissemos que não podemos deixar o espaço porque o mesmo pertence a minha família… temos todos os impostos pagos e ainda temos todos documentos que comprovam que o espaço nos pertence”, afirmou.
“A minha mãe tem 60 anos, foi agredida pelos agentes da Policia Nacional (PN) e levada para a esquadra com os meus dois irmãos”, denunciou.
“No início da manhã de ontem por volta das 9:00 horas, apareceram quatro viaturas da administração municipal com reboques e mais uma patrulha do Comando Municipal da Polícia Nacional (PN) do Kilamba Kiaxi. Invadiram o nosso espaço e começaram a retirar os carros dos clientes que se encontravam no interior do parque”, acrescentou.
Segundo Isabel Gomes, quando a sua mãe e os seus dois irmãos tentaram impedir a acção da administração municipal e da PN foram agredidos e levados para Esquadra.
“Os agentes da Polícia Nacional e os fiscais da administração do Kilamba Kiaxi afirmaram que estão a fazer isto a mando da administradora municipal”, argumentou.
Já Neide Gomes, também filha de Severina Fernando, disse ao NJOnline que a família está a ser alvo de várias ameaças e intimidações por parte da administração do Kilamba Kiaxi.
“A senhora Albina Guilhermina afirmou que o espaço de que a minha família tem feito o seu ganha-pão desde 1997 é do Estado, e quando o Estado quer, o Estado tira”, contou.
O NJOnline foi até ao Posto Policia do Golf 1, para onde Severina Fernando e os seus dois filhos foram levados, no sentido de obter informações sobre os motivos das três detenções.
Os efectivos do Serviço de Investigação Criminal (SIC) em serviço não conseguiram dar qualquer explicação relativamente a este caso.
Contactado a partir do posto policial do Golf 1 pelo NJOnline, o director do gabinete de comunicação do Ministério do Interior, intendente Mateus Rodrigues, garantiu que não tinha conhecimento da detenção de Severina Fernando e dos seus dois filhos.
“Não tive nenhuma informação sobre este caso, vou entrar em contacto com o comandante municipal para obter mais dados sobre esta ocorrência. Tão logo tiver algum dado, irei pronunciar-me”, garantiu.
Perante a nossa permanência no piquete da investigação criminal, foi possível falar com a senhora Severina Fernando, que afirmou estar detida por orientação da administradora municipal por não aceitar a entrada dos efectivos da administração do Kilamba Kiaxi no interior do seu estabelecimento.
“Não consigo entender o porquê de tanta perseguição, este espaço pertence-me, ela (a administradora) está a usar a força das suas influências para retirar aquilo que eu e o meu falecido marido conseguimos para os nossos filhos”, lamentou.
O NJOnline tentou, sem sucesso, contactar a administradora municipal do Kilamba Kiaxi, Albina Guilhermina. A administradora não atende o telefone desde o início da tarde de quinta-feira. (Novo Jornal Online)