Segunda-feira, Julho 22, 2024
32.8 C
Lisboa
More

    Acordo para elevar dívida

    O acordo da madrugada de ontem (hora de Luanda) entre republicanos e democratas estabelece uma redução na despesa do Estado norte-americano com a Defesa de 350 mil milhões de dólares nos próximos dez anos.
    O acordo prevê um aumento do tecto da dívida pública norte-americana em 2,1 mil milhões de dólares, segundo a agência noticiosa francesa AFP, que cita um responsável norte-americano.
    A fonte acrescenta que uma comissão especial, com republicanos e democratas do Congresso, deve determinar novos cortes nas despesas até 1,5 mil milhões de dólares a dez anos, que se juntam à redução de mil milhões de dólares, já decidida na primeira fase do acordo.
    A comissão especial deve definir os cortes nas despesas suplementares até 23 de Novembro e o Congresso deve aprová-los até 23 de Dezembro. Se o Congresso não cumprir o calendário, são feitos cortes automáticos no mesmo montante a partir de 2013 e divididos, em partes iguais, entre a Defesa e outras áreas. Este mecanismo de cortes automáticos é realizado para obrigar as duas forças políticas da comissão a chegar a acordo.
    Um responsável da Casa Branca indicou à AFP que a segurança social, seguros de saúde e programa de saúde para os idosos não são afectados pelos cortes automáticos.
    O compromisso alcançado esta madrugada entre democratas e republicanos para evitar que os EUA entrem em incumprimento pela primeira vez na sua história tem ainda de ser aprovado pelo Congresso.
    Ao anunciar o facto, o presidente dos Estados Unidos Barack Obama declarou, num discurso a partir da Casa Branca, que “os líderes de ambas as câmaras chegaram a um acordo que reduz o défice e evita o incumprimento”, num discurso na Casa Branca.

    Obama afirmou que o acordo sobre a dívida pública norte-americana não é o ideal mas, “mais importante que isso”, vai evitar que o país entre em “incumprimento” e pôr fim à crise imposta pela política.

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Trump diz que Kamala Harris será mais fácil de derrotar do que Biden

    O candidato republicano à Presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, disse à CNN neste domingo que acha que será...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema