Sexta-feira, Julho 19, 2024
29.9 C
Lisboa
More

    Acordo com Argentina na Ciência e Inovação

    Angola e Argentina assinaram, ontem, em Buenos Aires, um acordo para promover, nos próximos cinco anos, a cooperação no domínio da ciência, tecnologia e inovação, na base da igualdade e do beneficio mútuo. Rubricaram o documento Maria Cândida Teixeira, ministra do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia de Angola, e Lino Salvador Barañao, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina.
    As duas partes decidiram incrementar as relações de cooperação entre as suas comunidades e instituições científicas, tecnológicas e inovadoras em áreas prioritárias como a agro-pecuária, segurança alimentar, infra-estruturas de investigação científica e no reforço da capacidade nacional em biotecnologia.
    As modalidades de cooperação entre os dois países abrangem nove áreas, em que se destacam o desenvolvimento de forma conjunta ou coordenada de projectos específicos de investigação científica, tecnológica e de inovação, intercâmbio e formação de investigadores, cientistas, inovadores e técnicos, no âmbito de programas e projectos conjuntos de cooperação.Integra ainda a investigação científica fundamental aplicada e a inovação, a submissão conjunta de candidaturas para financiamento de investigação científica e apoio à investigação, a organização de conferências, seminários, cursos de formação avançada, especialização e ainda o aperfeiçoamento profissional e treino, desenvolvimento dos recursos humanos ligados à ciência, tecnologia e inovação e ao desenvolvimento de projectos conjuntos de investigação e desenvolvimento.
    Os programas e projectos previstos no acordo vão ser seleccionados e desenvolvidos de acordo com os procedimentos padronizados de qualidade, aplicados pelas partes consoante as suas disponibilidades financeiras. O documento dá preferência aos projectos que incluem jovens investigadores e estudantes que estejam a preparar teses de mestrado ou doutoramento. Refere ainda que os resultados científico-tecnológicos obtidos a partir do acordo que possam ser objecto de patenteamento, utilizados para a sua aplicação industrial, e que estejam relacionados com a propriedade intelectual, não podem ser publicados ou comercializados, salvo o consentimento das partes.

     

     

     

    Fonte: Jornal de Angola

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Donald Trump provoca polêmica sobre Taiwan

    Donald Trump defenderá Taiwan no caso de uma invasão da China se vencer as eleições de novembro nos Estados...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema