Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
12.1 C
Lisboa
More

    ACNUR pede inquérito sobre alegados maus tratos sobre refugiados na Austrália

     

    (D.R)
    (D.R)

    O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) na Indonésia anunciou hoje que está a analisar alegados abusos contra imigrantes irregulares que pretendiam asilo na Austrália e que foram intercetadas pela Marinha de Guerra de Camberra.

    O Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) na capital da Indonésia disse que, caso de se confirmarem os maus tratos, o governo australiano deve dar início a uma “investigação urgente”.

    Camberra já negou “veementemente” as acusações sobre os maus tratos alegadamente cometidos pela Marinha de Guerra que obrigou a embarcação onde seguiam os refugiados a voltarem para o ponto de partida na Indonésia, no princípio do mês.

    Os passageiros, na maior parte oriundos do continente africano, pretendiam estatuto de refugiado na Austrália mas foram obrigados a regressar à Indonésia de onde tinham partido a bordo de um navio em direção ao Pacífico sul.

    O assunto tornou-se polémico depois da estação de televisão australiana ABC ter noticiado que 10 indivíduos receberam tratamento médico após a intervenção naval da Austrália.

    De acordo com a ABC, sete homens apresentavam queimaduras nas mãos, supostamente por terem sido obrigados a segurarem um tubo incandescente na casa das máquinas do navio.

    O ministro da Imigração do governo de Camberra, Scott Morrison disse que a Marinha de Guerra australiana não está envolvida em casos de maus tratos e que acredita nas garantias dos militares.

    Em 2013, o ACNUR criticou abertamente a existência do centro de detenção australiano para imigrantes e refugiados por não garantir condições nem respeitar as convenções internacionais. (lusa.pt)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Estados Unidos e China exploram novas opções de alívio da dívida para os países em desenvolvimento

    Os Estados Unidos e a China estão a discutir novas medidas para evitar uma onda de incumprimentos soberanos nos...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema