Quarta-feira, Maio 8, 2024
23.2 C
Lisboa
More

    Abertas as Jornadas Patrióticas nas Forças Armadas Angolanas

    O ministro da Defesa Nacional, Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, apelou ontem em Luanda às Forças Armadas Angolanas no sentido de continuarem a cumprir o seu papel primordial, agindo com patriotismo em nome da harmonia, da concórdia e da unidade nacional.
    Falando na abertura das jornadas patriótico-militares das Forças Armadas Angolanas, o ministro referiu: “manter viva a chama do patriotismo e do civismo é uma necessidade que a Pátria, que jurámos defender com o sacrifício da própria vida, amiúde nos impõe.”
    Os militares das Forças Armadas, que são apartidários, frisou o ministro da Defesa, devem continuar a revelar-se dignos da confiança e da esperança que o povo angolano lhes depositou, erguendo com orgulho o testemunho do exemplo de patriotismo, de civismo e de coragem.
    Para o militar das Forças Armadas, acrescentou o ministro, o patriotismo é uma qualidade cujo significado deve ser interiorizado através do conhecimento permanente do passado histórico do seu país e dos seus heróis, servindo-se deles como motivo de inspiração para que possam cumprir de forma cabal a defesa da pátria contra qualquer acto atentatório da sua integridade territorial.
    “A pátria defende-se com persistência e com vontade férrea e exige de cada um de nós entrega plena e incondicional”, sublinhou o ministro, que considera de “grande importância para a actividade das FAA que os seus efectivos observem de forma permanente e inequívoca valores como o sentido patriótico de missão, serviço público, de coesão e de unidade interna, assumindo-se como um verdadeiro exemplo de devoção patriótica, de honestidade e de entrega ao serviço da Nação”.
    Neste momento crucial em que as FAA experimentam um aturado, mas ambicioso processo de modernização, frisou Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem, ser patriota significa contribuir com o esforço, determinação e disciplina para a causa justa da defesa da liberdade e pátria comum.
    “Se nos pautarmos por um comportamento exemplar na observância dos valores éticos e morais que devem conformar a estrutura de um membro das Forças Armadas, contribuímos para a elevação da prontidão combativa e para a manutenção da vigilância, necessárias à defesa de valores que possam promover a reconciliação e a solidariedade nacional”, frisou.

    O ministro considerou também necessário que se continue a aumentar os níveis de preparação operativa, combativa,  educativo-patriótica e cívica, no sentido de reforçar a disciplina consciente e a cidadania responsável.

    Educação cívica

    A educação cívica, moral e patriótica, referiu, combinada com a formação académica e técnico-profissional, é a garantia da criação do novo homem angolano que precisamos para a construção de uma Angola forte e melhor para todos.
    As jornadas patriótico-militares das FAA decorrem em todo o país, de 16 de Março a 30 de Outubro, e têm como objectivo promover o reforço dos valores cívicos e militares, incentivar o apartidarismo e fortalecer o patriotismo no seio da corporação.
    Durante o período em referência são promovidas conferências e palestras, que se estendem às instituições escolares. Ontem, após a cerimónia de abertura, foram realizadas três conferências, “Os valores e deveres militares, sua importância no fortalecimento da disciplina militar, da ética e do civismo”, pelo general António dos Santos Neto “Patónio”, “As FAA no contexto da geopolítica e geoestratégia africana”, pelo general Jorge Sukissa e “Os novos paradigmas nas relações internacionais”, pela deputada Adélia de Carvalho.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Banco Mundial aprova empréstimo de 138,5 milhões de dólares à Namíbia para a transição energética

    O Banco Mundial aprovou um empréstimo de 138,5 milhões de dólares para ajudar a Namíbia a reforçar sua rede...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema