Sexta-feira, Abril 19, 2024
16.7 C
Lisboa
More

    Abel Chivukuvuku no PALMA

    A decisão de abandonar o maior partido da oposição terá surgido da conjuntura actual e da necessidade de se imprimir mudanças políticas no país.
    Segundo fontes do Semanário “Agora”, Chivukuvuku entende que a ruptura é caminho mais viável para a criação de uma alternância no país.

    Indicado como conselheiro do líder do Partido, Isaías Samakuva, no XI congresso, não era tido nem achado, tendo recusado a tomar posse do cargo em Dezembro último. “Era praticamente uma mera figura decorativa. É um quadro desvalorizado pela direcção”, disse a fonte.

    Por ter sido sancionado, os estatutos impedem – no de concorrer à liderança, num horizonte de cinco anos e numa altura em que completa 55 anos de idade, estará a pensar igualmente no seu retiro político.

    A fonte adianta ainda que, estando na UNITA, implicaria ficar mais cinco anos arredado das suas ambições até à realização do próximo congresso, em 2014.

    Mesmo não atingindo com o seu novo Partido o resultado esperado naos eleições gerais, poderá, pelo menos, alcançar alguns lugares na AN, o que lhe permitirá fazer uma política de fiscalização ao Partido vencedor e, ano mesmo tempo aguardar até 2017 para voltar a concorrer como cabeça de lista”, acrescentou a fonte.

    A intenção de Chivukuvuku, disse ainda a fonte, é fazer uma política de oposição ao regime abstendo-se de criticar o “Galo Negro”.

    Com o Jovem “Turco”, terão seguido, para a nova aventura outros 300 militantes da UNITA, contando igualmente com o deputado do Partido do PRS, Lindo Bernardo Tito, além de Alexandre Dias dos Santos “Libertador”, ex-preso político das manifestações do Movimento Cívico do Sambanga. A estes, juntar-se – ao, o também, o médico Xavier Jaime, o ex-ministro do Comércio Joaquim Muafumba, comentando-se ainda a integração do general calos Kandanda.

    Fonte: Agora

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    FMI altera regras para acelerar acordos de dívida com países em desenvolvimento e evitar atrasos causados pela China

    O conselho executivo do Fundo Monetário Internacional apoiou uma mudança importante para dar-lhe mais liberdade para apoiar países em...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema