Terça-feira, Maio 21, 2024
19.5 C
Lisboa
More

    A noite dos prodígios

    (DR)
    (DR)

    Esta noite milhões de famílias angolanas vão juntar-se para viver a Festa da Família. Quando estamos com aqueles que amamos, todos os momentos são mágicos, todos os instantes têm uma dimensão especial.

    Mas a ceia de Natal tem uma dimensão única que transcende largamente a rotina do quotidiano, mesmo quando convivemos com amigos e familiares. O Menino Jesus entra em todos os lares com a sua pureza e inocência. É nesse momento que as crianças multiplicam os sonhos e os adultos deixam transbordar a bondade que existe em cada ser humano.
    Em cada Natal há uma magia que se renova e afectos que nos aproximam num imenso abraço de cordialidade. Os adultos regressam à infância e nem que seja só por uma noite, voltam a ser meninos à espera do presente sonhado. A vida é bela e na noite de hoje ganha ainda mais beleza. Esquecemos os problemas do quotidiano, as desavenças, as tristezas e as frustrações. A figura do Menino Jesus lança sobre nós um manto de alegria e felicidade.
    Os egoísmos ficam adormecidos e a solidariedade faz ninho em cada ser humano. É por isso que na época natalícia há paz entre os homens, mesmo os que não têm boa vontade e preferem a confrontação gratuita.
    Neste Natal há angolanos que ainda não têm o suficiente. Mas mesmo esses têm à mesa a certeza de que o futuro vai ser muito melhor. Desde o último Natal, muita coisa mudou. Milhões de famílias saíram da extrema pobreza. Nesta noite de Natal estão seguramente melhor do que no passado recente. Milhares de famílias juntam-se hoje nas novas casas que foram construídas na última década, em todo o país. Nas novas centralidades o Natal vai ser mais alegre e feliz do que nunca.
    Não há melhor razão para extravasar a felicidade do que ter um novo lar. E este Natal há milhares de lares novos, onde os sonhos se realizaram e a esperança se tornou certeza. Um dia que todos desejamos seja breve, todos os angolanos vão fazer a ceia do Natal nos lares dos seus sonhos. É esse o caminho que seguimos há mais de uma década e não existem obstáculos que impeçam a chegada à meta. Até agora sempre conseguimos triunfar!
    Esta noite é a primeira de muitas que se vão seguir para as crianças que já têm escolas e professores. Para os enfermos que têm cuidados médicos e uma rede nacional de cuidados que em breve vai acabar com o sofrimento. Esta é a noite em que os jovens que conseguiram o primeiro emprego se sentem orgulhosos por estarem a criar riqueza e a engrandecer o país. Nesta noite mágica milhares de angolanos que servem nas Forças Armadas sentem-se filhos de uma pátria muito amada, pela qual estão dispostos a dar tudo.
    Esta é a noite em que os agentes das forças de segurança se sentem mais úteis e mais disponíveis para promover a ordem pública e a paz. Esta noite especial faz de nós melhores amigos, melhores familiares e melhores cidadãos. Por isso devemos vivê-la com a alegria de termos construído um país melhor, a felicidade de termos contribuído para uma sociedade mais justa e mais fraterna, o orgulho de termos promovido a cidadania.
    Na ceia de Natal de hoje, os que mais têm são chamados a ter um pensamento pelos que têm pouco ou mesmo nada. Que o Menino Jesus lhes abra o coração e usem a sua riqueza para que ninguém fique para trás. Quem tem mais, ajuda os que têm menos na certeza de que a quem nada tem, basta a dignidade e certeza de que o amanhã vai ser melhor quanto mais não seja para os seus filhos.
    Os que têm pouco, hoje à noite vão ser os mais ricos na esperança, na confiança, no amor. Podem ir mesmo ao extremo de sonhar o impossível, construir castelos e palácios, cantar os mais belos cânticos de louvor ao futuro. O Menino Jesus está entre nós para nos mostrar que o único limite à liberdade é a própria liberdade. Que não há pecado do lado dos sonhos. Que a igualdade é mais do que uma utopia e pode estar ao alcance da mão de qualquer um.
    Esta noite as crianças têm asas nas costas e enchem cada lar de pureza e amor. O Natal é em primeiríssimo lugar das crianças e para as crianças. Nada na vida é mais belo do que o rosto sonhador de uma criança com o seu brinquedo. Esse é o espelho de todos os que há muito perderam a inocência e hoje labutam no dia-a-dia para garantir a existência ou apenas a sobrevivência. Mas hoje somos todos iguais: os sobreviventes, os resistentes e os que deixaram de acreditar na infinita capacidade do Homem para mudar o mundo.
    Esta noite é o momento mais alto da Festa da Família. Quem está longe aparece, mesmo que não se faça anunciar. Não há filho pródigo que hoje não seja recordado e profundamente amado. Estão mais presentes os que há muito estão ausentes do seio familiar. É também por isso que esta é a noite de todos os prodígios. Se estivermos atentos, todos vamos ouvir, do lado de fora de cada lar, um cântico suave do Menino Jesus.
    Feliz Natal para todos! (jornaldeangola.com)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Presidente da República recebe PCA da TotalEnergies, enquanto produção de petróleo em Angola cai para 1,083 milhões bd

    O Presidente da República, João Lourenço, recebeu, esta segunda-feira, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração (PCA) da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema