Quinta-feira, Fevereiro 22, 2024
16.9 C
Lisboa
More

    A economia dos Estados Unidos cresceu a uma taxa anual de 4,9% neste verão, superando as previsões

    O crescimento económico dos EUA disparou este Verão, à medida que os consumidores aumentavam os gastos antes dos desafios crescentes que poderiam limitar a sua capacidade de manter o dinamismo.

    O Produto Interno Bruto cresceu a uma taxa anual de 4,9% ajustada sazonalmente e pela inflação no terceiro trimestre, informou o Departamento de Comércio na quinta-feira. Essa foi a taxa mais rápida desde o final de 2021 e muito mais forte do que os economistas previam há apenas alguns meses. A economia expandiu 2,1% no segundo trimestre.

    Contudo, a resiliência económica deste ano poderá em breve enfrentar testes. O aumento das taxas de juro de longo prazo , as guerras na Ucrânia e no Médio Oriente e as possibilidades de uma paralisação parcial do governo e de greves laborais prolongadas são todos factores que podem causar o surgimento de fissuras económicas.

    A grande razão para o crescimento explosivo do Verão: os americanos aumentaram os gastos, desafiando as expectativas de que iriam recuar devido a uma série de aumentos das taxas de juro por parte da Reserva Federal, com o objectivo de arrefecer a inflação através do abrandamento da economia. A aceleração económica , que foi prenunciada por fortes dados de contratação e de retalho , não alterará os planos da Fed de manter as taxas estáveis na sua reunião da próxima semana.

    O cenário de pouso suave

    Manter o rápido crescimento do terceiro trimestre poderá ser difícil.

    O rendimento da nota do Tesouro dos EUA de 10 anos atingiu 5% esta semana pela primeira vez em 16 anos. Isto influencia os custos dos empréstimos hipotecários, cartões de crédito, compras de automóveis e empréstimos comerciais – e poderá abrandar a economia surpreendentemente resiliente.

    As autoridades do Fed mantiveram as taxas estáveis na reunião de setembro e sinalizaram que poderiam fazê-lo novamente na reunião da próxima semana. Citaram o progresso na redução da inflação e o aumento dos rendimentos a mais longo prazo – que essencialmente faz parte do trabalho de aperto das condições financeiras para eles – como razões potenciais para prolongar a pausa nas subidas das taxas de juro.

    Para combater a inflação elevada, a Fed elevou a taxa de referência dos fundos federais para um intervalo entre 5,25% e 5,5% em Julho – um máximo em 22 anos. Entretanto, a inflação diminuiu drasticamente desde o seu recente pico em Junho de 2022. O relatório de quinta-feira mostrou que os preços, excluindo as categorias voláteis de alimentos e energia, subiram 2,4% anualizados no terceiro trimestre, apenas modestamente acima da meta de 2% do Fed.

    A combinação da desaceleração dos aumentos de preços e de uma economia resiliente despertou esperanças de que a economia assistirá a uma chamada aterragem suave, onde a inflação diminuirá sem recessão.

    “Na minha opinião, a economia dos EUA pode já ter ultrapassado o ponto mais difícil da normalização pós-pandemia”, disse Bill Adams , economista-chefe do Comerica Bank.

    A acumulação de stocks também apoiou a expansão económica do terceiro trimestre, contribuindo com mais de 1 ponto percentual para o crescimento. As despesas públicas, por sua vez, aumentaram 4,6% durante o verão. Uma medida do crescimento do setor privado que exclui os stocks avançou 3,3% mais brandos durante o trimestre.

    Desaceleração à frente?

    Embora alguns analistas tenham reduzido as suas expectativas de que a economia dos EUA entrará em recessão, muitos ainda preveem um abrandamento à medida que os americanos enfrentam obstáculos económicos . Essas projeções apresentam, no entanto, uma ressalva, uma vez que a trajetória pós-pandemia da economia tem sido difícil de prever.

    Taxas de juro de longo prazo mais elevadas poderão provocar um arrefecimento em vários sectores da economia.

    O investimento residencial, que era fraco no início do ano, avançou 3,9% no terceiro trimestre. Mas uma subida nas taxas hipotecárias para perto de 8%, as mais elevadas desde meados de 2000, poderá pesar sobre essa categoria à medida que a procura por habitações diminui.

    O número de pequenas empresas que relataram que era mais difícil aceder ao crédito aumentou num inquérito de Setembro da Federação Nacional de Empresas Independentes. Isso poderia pressagiar uma retração no investimento empresarial e nas contratações. O investimento empresarial em itens como edifícios e equipamentos permaneceu essencialmente estável durante o verão, mostrou o relatório de quinta-feira.

    Taxas de juros mais altas tornam mais caro para os americanos o uso de cartões de crédito e outras formas de empréstimo, o que poderia encorajar os consumidores a reduzir os gastos. Os consumidores terão menos proteção para compras se continuarem a sacar seus estoques de poupança e retomarem o pagamento de empréstimos federais a estudantes. A guerra prolongada no Médio Oriente e as greves laborais nos EUA poderiam exercer uma pressão ascendente sobre a inflação através do aumento dos preços da energia e dos automóveis, o que consumiria o poder de compra dos americanos.

    O rendimento pessoal, após impostos e ajustamento à inflação, diminuiu durante o trimestre, depois de ter crescido no início do ano. A percentagem de rendimento que os americanos pouparam diminuiu durante o verão em relação à primavera, o que poderá travar despesas futuras.

    Um abrandamento nos gastos dos consumidores pesaria sobre o crescimento global porque representa a maior parte da produção económica dos EUA.

    Publicidade

    spot_img
    FonteWSJ

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Dani Alves considerado culpado de violação de uma mulher numa discoteca em Espanha

    O futebolista brasileiro de 40 anos negou qualquer infração durante o julgamento de três dias que decorreu este mês....

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema