Segunda-feira, Junho 10, 2024
17.3 C
Lisboa
More

    ExxonMobil anuncia exploração de petróleo na bacia do Namibe

    A ExxonMobil deve iniciar, no segundo semestre do próximo ano, a exploração de petróleo na bacia do Namibe, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o vice-presidente da companhia petrolífera norte-americana, Hunter Farris.

    Em declarações à imprensa, no final de uma audiência com o Presidente da República, João Lourenço, Hunter Farris informou tratar-se de estudos de exploração para determinar o potencial petrolífero da área concessionada.

    Disse que as novas perfurações implicam, naturalmente, aumento dos investimentos, só passíveis de quantificar dependendo dos resultados dos estudos exploratórios que forem realizados a partir do segundo semestre de 2024.

    Hunter Farris congratula-se com a parceria com Angola no Bloco 15, 150 quilómetros do Soyo, província do Zaire, onde a ExxomMobil contribui com uma produção de 175 mil barris por dia.

    O vice-presidente sénior para as Operações em águas profundas afirmou que a ExxonMobil já investiu no bloco 15 mais de 30 mil milhões de dólares em Angola.

    A ExxonMobil é uma empresa multinacional norte-americana de petróleo e gás, com sede em Irving, Dallas, Estado do Texas, que foi formada, em 30 de Novembro de 1999, na fusão da Exxon com a Mobil, duas empresas resultantes da divisão da Standard Oil Company em 1911.

    Bloco 15

    A Agência Nacional de Petróleo e Gás renovou em Setembro passado a licença de produção no Bloco 15 da ExxonMobil até 31 de Dezembro de 2032.

    A assinatura foi realizada em Luanda, no âmbito da realização da conferência internacional Angola Oil&Gas, por Paulino Jerónimo, Presidente da ANPG, e André Kostelnik, Director-Geral da Esso Angola e Lead Country Manager da ExxonMobil para os negócios em Angola.

    O documento inclui uma adenda ao contrato de partilha de produção, que integrará no grupo empreiteiro a Sonangol Pesquisa e Produção, com 10% de capital.

    Prevê ainda a produção adicional de 40 mil barris de petróleo por dia e a geração de cerca de mil postos de trabalho locais em função da implementação de um novo programa de perfuração e da instalação de novas tecnologias que visam aumentar a capacidade das linhas de fluxo submarino existentes.

    A licença de produção anteriormente assinada tinha validade até 2026. A ExxonMobil, focada na rentabilidade da sua operação em Angola e com base no potencial conhecido do Bloco 15, propôs à concessionária nacional a extensão do contrato, com ganhos consideráveis para ambas as partes. JFS/VIC/ADR

    Publicidade

    spot_img
    FonteAngop

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Mais de 20 países assinam na Costa Rica ‘declaração de paz ao oceano’

    Ao menos 26 países assinaram neste sábado (8) uma “declaração de paz ao oceano” ao fim de um fórum...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema