Domingo, Maio 19, 2024
14.1 C
Lisboa
More

    ONU: Nyusi pede mais financiamento para combater o terrorismo

    Moçambique foi o terceiro Estado lusófono a ter a palavra na Assembleia Geral da ONU, nesta terça-feira, e o primeiro africano de língua oficial portuguesa.

    Na sua intervenção, o chefe de Estado, Filipe Nyusi, começou por falar dos desafios com que o seu país se debate actualmente, entre terrorismo, luta contra a pobreza ou efeitos da pandemia de Covid-19.

    “De facto, a crise pandémica da Covid-19, os desastres naturais decorrentes das mudanças climáticas e os conflitos armados, incluindo o terrorismo e extremismo violento, fazem com que milhões de pessoas continuem a viver na pobreza, sem alimentação adequada e sem acesso aos serviços de saúde e educação”.

    O presidente moçambicano fez referência às forças do Ruanda e da SADC, comunidade regional, que apoiam o exército nacional na luta contra os extremistas islâmicos, activos desde 2017 na província nortenha de Cabo Delgado. Diz Nyusi que este é um exemplo de como África pode resolver os seus “próprios problemas”.

    Esta experiência pioneira de combinação de intervenção bilateral e multilateral é, também, exemplo de resolução de problemas africanos, pelos próprios africanos.

    Contudo, a questão que se coloca é a necessidade de apoio substancial a estes países que, de forma directa e interventiva, combatem connosco o terrorismo em Moçambique, de modo a tornar sustentáveis as operações ainda em curso.”

    Na província de Cabo Delgado, norte de Moçambique, as Forças Armadas de Defesa de Moçambique, desde Julho de 2021, combatem o terrorismo (cujo primeiro ataque remonta a 5 de Outubro de 2017) com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

    O conflito no norte de Moçambique já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, e cerca de 4.000 mortes.

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    TSE suspende julgamento de ações que pedem cassação de Moro por atos na pré-campanha em 2022; caso será retomado na 3ª

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) suspendeu nesta quinta-feira o julgamento das ações que pedem a cassação do senador Sergio...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema