Segundo dados firma de análise Comscore, e que não têm em consideração o acesso a partir de tablets e telemóveis, o Mail Online teve 45,3 milhões de visitantes únicos, à frente dos 44,8 milhões do New York Times.
O Mail Online tem sido uma estrela em ascensão na Internet. O site (tal como a versão impressa do jornal) é praticamente a antítese do austero New York Times: a primeira página está recheada de fotografias de celebridades, de pequenas curiosidades e de notícias sobre séries televisivas.
Recentemente, o jornal decidiu avançar para o mercado de língua inglesa para lá das fronteiras britânicas. Abriu uma delegação em Los Angeles, outra em Nova Iorque e uma terceira na Índia. Uma secção dedicada aos EUA é mesmo a segunda a surgir na barra de navegação no topo do site, logo a seguir a “notícias” e ainda antes de “desporto”.
Porém, as estatísticas na Internet não são uma ciência exacta e uma porta-voz do New York Times argumentou que a Comscore está a integrar nos números do Mail Online os visitantes de um site de finanças que pertence ao jornal, chamado This is Money. Este tem um endereço na web independente do Mail Online, mas é uma réplica exacta da secção de economia que também existe no site do jornal. O This is Money consegue um pouco mais de um milhão de visitantes, sem os quais o Mail ficaria ligeiramente atrás do rival americano.
“O New York Times continua a ser o jornal individual número um em todo o mundo”, afirmou a porta-voz Eileen Murphy, citada pela AFP. “Em qualquer caso, uma análise rápida do nosso site e do site do Daily Mail deve mostrar muito claramente que eles não estão no nosso lote de concorrentes”, acrescentou.
A tabela da Comscore agrega os vários sites das marcas noticiosos e também o faz para o New York Times, que tem vários sites para além do principal. Os visitantes indicados para o jornal americano dizem respeito ao que a Comscore chama a “marca New York Times”.
A nova posição também não se deve à – muito fácil de ultrapassar – barreira de pagamentos que o Times lançou em Março. O número de visitantes manteve-se estável entre Dezembro de 2010 e Dezembro do ano passado.
Seguem-se na lista dos sites noticiosos mais visitados duas marcas americanas: os do USA Today (37,2 milhões) e os do grupo Tribune (que incluem o Los Angeles Times e o Chicago Tribune e totalizam 32,8 milhões de visitantes). Em quinto surge o britânico Guardian (29,2 milhões).
Fonte: Publico