Sábado, Março 2, 2024
11.8 C
Lisboa
More

    25º aniversário da Batalha de Cuíto Cuanavale será comemorado em Toronto

    Batalha de Cuíto Cuanavale (DR)
    Batalha de Cuíto Cuanavale (DR)

    Um simpósio internacional sobre “As Guerras Desconhecidas de África: o Terror do Apartheid, Cuba e a Libertação do Sudoeste Africano” realiza-se de 27 a 28 deste mês na Universidade de Toronto, no Canadá, na sequência do 25º aniversário da batalha de Cuíto Cuanavale, assinalado a 23 de Março do corrente ano.

    Segundo a organização, a batalha do Cuíto Cuanavale – que ditou a derrota das então forças militares sul-africanas em combate com as ex -Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA), apoiadas pelos internacionalistas cubanos –  marca um momento decisivo na luta contra o apartheid na África do Sul.

    No primeiro dia do evento será apresentado um documentário intitulado “O guardião de irmãos e irmãs: Cuba e a Guerra de Libertação no Sudoeste Africano”  (Sisters and Brothers Keeper: Cuba & Southern African Liberation) que será sucedido de um debate.

    Já no dia 28 serão debatidos temas como  “A Guerra de Terror do Apartheid”, “Cuba e a Libertação do Sudoeste Africano”, “A Guerra do Cuíto Cuanavale”, e por úultimo “Olhando o Passado e Perspectivando o Futuro”.

    Entre os oradores, constam Maria Elena Alvarez, professora de História Africana na Universidade de Havana, Piero Gleijeses, professor da Politica Externa dos EUA na Universidade John Hopkins, Prexy Nesbitt, antigo representante da Frelimo nos EUA, John Saul, antigo activista contra o apartheid, Isaac Saney professor de História de Cuba na Universidade canadiana de Dalhousie, bem como Jorge Risquet, diplomata cubano especialista em assuntos africanos e que fez parte das negociações que puseram fim à ocupação da Namíbia.

    O simpósio contará com a participação de académicos, políticos, estudantes, de representantes das Missões Diplomáticas de Angola, Cuba, Namíbia e da África do Sul e do público em geral.

    A Batalha do Cuíto Cuanavale, na província do Cuando-Cubango, é considerada o maior confronto de forças regulares ocorrido na África Austral. A derrota imposta às forças sul-africanas obrigou o regime do apartheid a promover conversações quadripartidas que levou à assinatura do Acordo de Nova Iorque (EUA) e, consequentemente, à independência da Namíbia e à democratização da África do Sul, com o fim do regime segregacionista. (portalangop.co.ao)

    Publicidade

    spot_img

    POSTAR COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

    - Publicidade -spot_img

    ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    PGR realça empenho no combate à criminalidade económico-financeira

    O Procurador-Geral da República (PGR), Hélder Pitta Groz, sublinhou esta sexta-feira, em Luanda, que o esforço e empenho da...

    Artigos Relacionados

    Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com
    • https://spaudio.servers.pt/8004/stream
    • Radio Calema
    • Radio Calema